Galo fará homenagem a Chico Science em 2016

Tema do Carnaval do próximo ano foi anunciado na manhã desta terça-feira (21)

por Areli Quirino ter, 21/07/2015 - 10:38
Divulgação Chico Science faleceu no dia 2 de fevereiro de 1997 Divulgação

Na manhã desta terça-feira (21), o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, anunciou em uma coletiva de imprensa, o tema da agremiação para o carnaval 2016. O maior bloco carnavalesco do mundo sairá às ruas do Recife no dia 6 de fevereiro, sábado de Zé Pereira, com o tema "Galo, Frevo e Manguebeat - Homenagem a Chico Science".

O tema é uma homenagem ao cinquentenário de nascimento do músico e precursor do movimento Manguebeat. Segundo o presidente do bloco, Rômulo Meneses, essa homenagem "é um reconhecimento à genialidade, à capacidade inovadora e à ousadia que Chico Science, assim como seus parceiros, teve ao unir uma diversidade de culturas e ritmos".

Com a Nação Zumbi, Chico gravou dois discos, listados entre os melhores da música brasileira. O CD de estreia foi o 'Da lama ao caos' (lançado em 1994) e o 'Afrociberdelia' (apresentado ao público e a à crítica em 1996). Na coletiva, Science foi representado pela filha, Louise Taynã (foto à esquerda). Lula Lira, como é conhecida, acabou nem participando da mesa da coletiva por conta da emoção com a homenagem. Por meio da assessoria de imprensa do bloco, ela comentou a sensação de ver o pai ser o tema da edição do Galo 2016. 

“Fiquei muito feliz com o convite do Galo. Ele amava Carnaval e prezava muito pelo resgate e preservação da cultura do nosso Estado. É preciso olhar mais dentro da gente, do que é nosso, e vivenciar de fato essa diversidade, não só durante o Carnaval, mas o ano todo”, ressalta.

Movimento Manguebeat

O movimento liderado por artistas pernambucanos surgiu no Recife durante os anos 1990. O termo Manguebeat teve origem na junção da palavra 'mangue', que é um ecossistema típico da costa do Nordeste brasileiro e da cidade do Recife; com a palavra 'beat', que vem do inglês e significa 'batida'. 

De uma mistura entre o rock, hip-hop e a música eletrônica, o Manguebeat surgiu para ser uma música de contestação, que protestava sobre o descaso sofrido pela cultura pernambucana, sobre desigualdade social e também sobre o abandono sofrido pelo mangue no Estado. O caranguejo, forma de vida típica desse ecossistema (manguezais), que é capturado e vendido por trabalhadores da região, tornou-se o símbolo do Manguebeat.

Entre os precursores do movimento está o próprio Chico Science, além de outras personalidades importantes como Fred Zero Quatro, Renato L, Mabuse e Héder Aragão, Jorge Du Peixe, Dengue, Pupilo, Lúcio Maia, Toca Ogan, Gilmar Bola 8 e Otto. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores