Exposição celebra a vida e arte de Abelardo da Hora
'Abelardo da Hora 90 anos' estreia nesta quarta (12) e fica em cartaz na Caixa Cultural até o dia 23 de setembro
O escultor, desenhista, gravador e ceramista Abelardo da Hora, ganha uma exposição na Caixa Cultural para lembrar um ano de sua morte (em setembro) além do seu aniversário de 91 anos, caso estivesse vivo. Abelardo da Hora 90 anos: Vida e Arte traz 110 obras que realçam a faceta inquieta do artista. A mostra abre nesta quarta (12) e marca, também, o início das comemorações dos 35 anos da Caixa Cultural.
Especial: Abelardo da Hora, as facetas de um Multiartista
Estarão expostas esculturas, desenhos, pinturas e maquetes que mostram todas as vertentes do artista como desenhista, pintor e gravador. Destacam-se os bronzes Menino de mocambo (1969) e A fome e o brado (1947), a série de 22 desenhos de bico de pena de 1962 e o poema Meninos do Recife. Também estará na mostra maquete e fotos da Torre de iluminação cinética, instalada em 1961 na praça da Torre, no Recife e destruída pelo regime militar em 1964.
Abelardo da Hora é considerado um dos maiores escultores expressionistas do Brasil. Ele foi reconhecido internacionalmente a partir dos anos 1960 com as obras de temática social que denunciavam a miséria brasileira e a exclusão social. Seu trabalho traz traços fortes e delicados, ao mesmo tempo, versando tanto sobre denúncia quanto sobre a alegria de brincar e pensar positivamente.
Confira este e muito mais eventos na Agenda LeiaJá.
Serviço
Abertura da exposição Abelardo da Hora 90 anos: Vida e Arte
Quarta (12) | 19h30
Caixa Cultural (Av. Alfredo Lisboa, 505 - Praça do Marco Zero)
Gratuito
Visitação
De 13 a 27 de setembro
Terça a sábado | 10h às 20h
Domingo | 10h às 17h
Gratuito