Mais leve e alegre, MasterChef Júnior estreia na terça(20)
Versão infantil de um das mais famosas competições de gastronomia vai escolher o melhor mini-chef do Brasil entre 20 competidores
Na manhã desta terça (13), o elenco do MasterChef Brasil se reuniu para falar à imprensa sobre a edição infantil do programa. O MasterChef Júnior estreia na próxima terça (20), com a participação de 20 pequenos cozinheiros - entre 8 e 13 anos de idade -, os já conhecidos chefs - Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin - a apresentadora Ana Paula Padrão e uma das participantes da última temporada do programa adulto, Jiang Pu. A atração será exibida pela TV Bandeirantes.
Jiang, do MasterChef, é contratada pela Band
Izabel conquista MasterChef, mas não a internet
Foi a chinesa Jiang quem recebeu os jornalistas no início da coletiva, no estúdio do programa, e apresentou-lhes um vídeo com um resumo do que está por vir no MasterChef Júnior. Numa das cenas, o jurado Henrique Fogaça aparece provocando as crianças: "Só porque vocês são pequenos vocês acham que os desafios derão mais fáceis? Claro que não. Nós não vamos facilitar". Jiang também contou que vai comandar as prévias do programa: "Nestas prévias a gente vai passar um pouquinho dos bastidores, melhores momentos e cenas inéditas", explicou.
Em seguida, a apresentadora Ana Paula Padrão falou da diferença entre trabalhar com adultos e a criançada: "Eles são muito alegres, eles brincam e têm muita energia quando cozinham". A chef Paola carosella lembrou que antigamente era comum que os pequenos fossem para a cozinha e até mencionou sua avó que costumava cozinhar quando ainda criança: "Criou-se uma situação agora em que as crianças não podem cozinhar. Pode assistir Peppa, mas não pode cozinhar", brincou a jurada. E, apesar da provocação do chef Fogaça vista no vídeo que apresentou esta edição, todos garantiram que a pressão será menor desta vez e que a competição está bem mais festiva. "É como ir pra Disney, elas estão na cozinha MasterChef", disse Ana Paula.
Os pais acompanham de perto as performances dos pequenos concorrentes, seja assistindo pelo vídeo, ao lado do estúdio, ou até mesmo presentes na cozinha em algumas provas. Existe uma equipe de psicopedagogos para prestar apoio aos participantes, mas a pressão em cima deles é bem menor do que na vista com os adultos: "A forma de tratar as crianças não tem tanto essa pressão porque até um adulto muito pressionado trava na hora do trabalho", explicou Fogaça. Os chefs garantiram que vão avaliar os concorrentes com bastante honestidade e tentarão orientá-los e ensinar mais, tudo com um ritmo mais adequado ao da garotada.
A preocupação em lidar com as crianças também passa pela carga horária de gravações, que conta com pequenos intervalos para que elas não se cansem muito e respeita os horários escolares. Quanto à segurança, uma equipe de culinaristas treinou os participantes para que eles pudessem utilizar utensílios cortantes e lidar com fogo. Também há disponível uma equipe de bombeiros e uma outra na cozinha de apoio para qualquer eventualidade. Apesar disso, Fogaça fez questão de frisar: "Cozinha é trabalhar com faca e com fogo, uma hora se queima, uma hora se corta". E Erick Jaquin complementou: "A rua é bem mais perigosa que a cozinha".
Como funcionará
De um modo geral, a versão infantil do MasterChef não será muito diferente da adulta. Até agora já foram gravados três episódios nos quais as crianças foram divididas em três times e passaram por três provas. Na primeira, elas puderam escolher com qual grupo de alimentos gostaria de trabalhar - carnes vermelhas, massas e doces - Trata-se da Prova Livre. No mais, haverá caixas misteriosas, provas externas, reprodução de pratos feitos pelos chefs e, também, participação de convidados especiais. As eliminações serão em dupla, para que não fique muito pesado tanto para aqueles que deixarem o programa quanto para os que permanecerem. Parte do prêmio será um curso de culinária de curta duração com aulas especiais ao final, com cada um dos chefs.
O MasterChef Júnior também terá grande participação nas redes sociais, sobretudo no Twitter, como nos programas anteriores. Como menores de 18 anos não podem criar perfis, é a conta oficial da atração que tratará de todo o relacionamento com o público com diversas ações interativas. Finalizando a entrevista, a apresentadora Ana Paula Padrão deixou um recado: "Não espere que eles cozinhem menos porque são crianças, eles cozinham como adultos".