Alunos de Moda do Pará recebem menção honrosa em SP
Exposição Miriti Tauá, dos estudantes da Universidade da Amazônia (Unama), é o único projeto da região Norte a ser premiado durante evento de design em São Paulo
A coordenação do projeto e estudantes do curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama) receberam menção honrosa, nesta quinta-feira (26), durante o Prêmio Design de MCB, realizado pelo Museu Casa Brasileira, em São Paulo. A coleção Miriti Tauá, produzida por seis estudantes do curso e coordenado pela professora Yorrana Maia, é a única da região Norte a ser premiado durante o evento.
Além da menção honrosa, três peças do projeto ficarão expostas até o mês de janeiro no museu, junto a demais obras premiadas de outras categorias do design. “O Museu da Casa Brasileira reconhece e legitima o trabalho do design do Brasil e esse é um prêmio que reconhece todo o trabalho que está sendo feito no curso de Moda da Unama. Então, é de extrema relevância para o campo do design como um todo nossos alunos serem premiados”, afirmou, Yorrana.
A exposição Miriti Tauá foi classificada na categoria “têxtil” e já havia sido premiada no Concurso dos Novos do Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza, também este ano. “Ver nossos alunos recebendo essas premiações é a confirmação da qualidade de ensino do curso e do papel exercido pela universidade, ainda mais por envolver matérias primas regionais, promovendo a cultura e a economia da região a partir de um produto da terra”, afirmou o coordenador do curso de Moda, professor Fernando Hage.
A exposição Miriti Tauá reúne peças têxteis produzidos a partir da fibra do miriti, produto regional retirado de Abaetetuba, no Nordeste paraense. A partir dessa matéria-prima os estudantes desenvolveram novas formas de trabalhar o design, unindo e valorizando a cultura e o material disponíveis da região amazônica.
Por Alessandra Fonseca