Estudantes de moda paraenses na final do Dragão Fashion

Grupo da Universidade da Amazônia (Unama) concorre pela segunda vez ao título do evento, no Ceará

ter, 03/05/2016 - 14:19
Divulgação/Unama Peças produzidas por estudantes da Unama foram inspiradas em festa boliviana Divulgação/Unama

Estudantes do curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama) são finalistas do Dragão Fashion Brasil. Essa é a segunda vez que a instituição participa do concurso, selecionada para concorrer ao prêmio, disputado por mais sete universidades do Brasil. O evento acontecerá de 4 a 7 deste mês, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, no Ceará. O desfile da coleção desenvolvida pelos alunos da Unama será na quinta-feira (5).

O tema deste ano é Sangue Latino e, com isso, a equipe da Unama se inspirou na festa “Diablada”, evento carnavalesco realizado na Bolívia. Além da inspiração oriunda de outra cultura, os estudantes utilizaram um material amazônico para a elaboração dos modelos: a fibra de tururi. A matéria prima foi utilizada para dar sensação de pelúcia em algumas camadas das peças, como representação de pele de urso, por exemplo, item que compõe as fantasias utilizadas na festa. Os estudantes apostaram ainda em unir o regional e a cultura boliviana com um toque urbano, como jaquetas e bordados.

De acordo com a supervisora da equipe, professora Yorrana Maia, essa é uma coleção bastante inovadora no quesito utilização de materiais. “Tem muito bordado, cores e um ar mais urbano. Além disso, eles construíram mascaras com tururi pintado para representar demônios, principal símbolo da festa”, disse a professora.

Yorrana Maia explica que os critérios de avaliação do desfile são a inovação, o uso de tipologias artesanais, o acabamento e a criatividade. “Eles buscam um novo olhar na moda”, afirmou. A equipe é composta por estudantes do terceiro, quinto e sexto semestres do curso de Moda da Unama.

Importância - Edilza Melo, do 5º semestre, é integrante da equipe e afirma que participar de um evento como o Dragão Fashion irá contribuir de maneira positiva para sua formação acadêmica e profissional. “As portas já estão se abrindo para nós, é muito importante produzirmos trabalhos na graduação que mostram nossa criatividade e capacidade profissional. Assim que obtivemos a resposta de que nossa ideia foi aprovada, começamos a produzir as peças e hoje estamos aguardando ansiosas pelo resultado”, disse.

Para a professora Yorrana, participar de eventos como este representa uma certificação do trabalho que vem sendo feito no curso de Moda da instituição. “A gente trabalha muito para que a moda paraense seja reconhecida como um todo e para que a gente forme bons profissionais”.

COMENTÁRIOS dos leitores