Olinda é palco para o quarto disco do Grupo Bongar

"Samba de Gira" traz composições com tradições de cultura da ancestralidade

por Rebeca Ângelis qui, 16/06/2016 - 17:50
Imagem/Divulgação O Grupo Bongar existe há 15 anos e lança seu quarto disco Imagem/Divulgação

Carregado de simbolismos, religiosidade, tradição e ancestralidade, o Grupo Bongar, da Comunidade Xambá, fará o lançamento do CD “Samba de Gira”neste sábado (18), e o local contemplado para o lançamento é Olinda, no Centro Cultural Grupo Bongar, às 19h. O disco traz uma proposta ideológica sobre a cultura com vivências da Nação Xambá, além da intimidade com o universo da Jurema, culto afro-indígena bastante presente em diversos terreiros em Pernambuco. O ingresso custa R$ 10.

A banda que já existe há 15 anos irá lançar seu quarto disco e de acordo com o vocalista do grupo, Guitinho da Xambá, o disco Samba de Gira consegue traduzir o que, de fato, o Bongar é. “Em Samba de Gira conseguimos conectar dois mundos com os quais convivemos diariamente na Xambá, tendo a música tradicional como o fio condutor, nos mostrando o quanto ao conectarmos nossa espiritualidade somos capazes de revelar uma criatividade em parceria com o legado cultural que herdamos dos nossos ancestrais. Isso vira música capaz de nos colocar ao lado de artistas consagrados igualitariamente”, afirma o cantor.

A produção musical do disco foi realizada pelo paulista Beto Villares e coprodução pelo pernambucano Juliano Holanda. O repertório é composto por cantos tradicionais do cancioneiro da Jurema, com composições de Guitinho da Xambá e ainda parcerias de Adiel Luna, Sapopemba e Juliano Holanda nas música Bananeira Chorou, um samba de roda e um samba de macumba.

O CD de lançamento foi gravado em locais como Teatro Hermilo Borba Filho, Terreiros Xambá e de Dona Marinalva (filha de santo da Xambá). Também foram utilizados os estúdios Carranca e CTCD de Peixinhos, com participação de artistas como Juçara Marçal, Chico César, Lirinha, Sapopemba, Siba, Adiel Luna, Maciel Salú, Juliano Holanda, Beto Villares, Jam Silva, Gabriel Policarpo e a comunidade Xambá.

Serviço

Lançamento do 4º Cd do Grupo Bongar

Sábado (18) |19h

Centro Cultural Grupo Bongar

(81) 99927.6258

Ingresso: R$ 10



COMENTÁRIOS dos leitores