Arte pelas minorias em exposição na Casa do Cachorro Preto

Exposição 'Minha vida é minha noção de luta', da mineira Mariana de Matos, reúne obras sobre temáticas como objetificação da mulher e violência contra as pessoas trans

por Paula Brasileiro seg, 04/07/2016 - 14:06
Divulgação/Victor Juca Mariana de Matos fala pela mulher negra, pessoas trans e pobres em suas obras Divulgação/Victor Juca

A artista plástica e poeta mineira Mariana de Matos traz ao Recife sua exposição Hoje Minha Vida é Minha Noção de Luta. A mostra reúne cerca de 20 trabalhos inéditos em aquarela, bordado, pintura, desenho em vidro e intervenção poética. A abertura será na próxima quinta (7), na Casa do Cachorro Preto (Olinda), com apresentações das DJs Xuana e Paula Motta.

Os trabalhos expostos representam simbolicamente a objetificação da mulher negra, aspectos opressores do patriarcado e referenciam a crítica da artista ao estigma forte de um Brasil Colonial. Através de suas obras, Mariana fala sobre a violência cotidiana contra o pobre, o negro, a pesoa trans e faz uma convocação para o enfrentamento aos atuais momentos difíceis vivenciados pelo país. 

Mariana de Matos está na capital pernambucana para pesquisar poesia no cotidiano e sujeitar sua produção ao estímulo da cidade. A mineira já esteve no Recife antes realizando uma intervenção literária na casa da Rua e a exposição individual Como Viver do desejo, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Maman). 

Confira este e muito mais eventos na Agenda LeiaJá.

Serviço

Hoje minha vida é minha noção de luta

Abertura

Quinta (7) | 19h

Visitação

Até o dia 31 de julho

Quinta a domingo | 16h às 21h

A Casa do Cachorro Preto (Rua Treze de Maio, 99 - Cidade Alta)

LeiaJá também

--> Arte e engajamento político nas paredes do Recife e Olinda

--> Produção audiovisual feminina em cartaz no festival FINCAR

COMENTÁRIOS dos leitores