Diretor contesta classificação de 18 anos para 'Aquarius'
'Que fosse 18 anos por questões justas', afirmou Kleber Mendonça Filho ao LeiaJá. Longa que representou o Brasil em Cannes é considerado impróprio para menores de idade pelo Ministério da Justiça
Às vésperas de seu lançamento em circuito nacional, o filme Aquarius - do pernambucano Kleber Mendonça Filho - enfrentou um embate com o Ministério da Justiça. O órgão classificou o longa para a faixa etária de 18 anos. A decisão foi contestada pela distribuidora da produção, mas o pedido foi negado. Aquarius estreia em todo o Brasil no próximo dia 1° de setembro.
Sob a alegação de haver uma "situação sexual complexa" em seu conteúdo, a produção foi julgada imprópria para menores de idade. A Vitrine Filmes, que distribui o longa, entrou com recurso para que a classificação fosse revista para 16 anos, mas teve o pedido negado. Por telefone, o diretor Kleber Mendonça Filho falou ao Portal LeiaJá sobre a decisão: "Eu acho um absurdo. Não só pela falta de análise do filme pelo que ele é. Você tem Boi Neon e Para minha amada morte, que são filmes mais fortes, e eles foram classificados para 16 e 14 anos. Acho que é uma questão de dois pesos e duas medidas", disse.
Mendonça explicou ainda sobre o conteúdo sexual do longa: "Existe um material de sexualidade muito breve no filme e ele é parte integrante da história. Além do que é muito rápido" - são três os momentos em que há imagens com teor sexual na produção. Quando perguntando se a medida poderia ter alguma relação com o protesto realizado pelo elenco do longa quando de seua participação no Festival de Canne, em maio deste ano, o diretor concluiu: "Considerando o absurdo desta decisão, acho que há espaço para alguém achar isso sim. Isso já passou pela minha cabeça". Finalizando, o cineasta lamentou a classificação recebida: "Faz parte da história do cinema filmes serem controvertidos. Mas eu só queria que ele fosse '18 anos' por questões justas".
LeiaJá também
--> Aquarius: o dissabor do atentado à memória
--> Making of revela detalhes do filme 'Aquarius'
--> 'A democracia precisa ser respeitada', diz Kleber Mendonça