Olinda reúne lendas e mistérios em caminhada assombrada

Macobeba, a freira da Academia de Santa Gertrudes e a índia Iangai foram alguns dos personagens que ganharam forma no tour

por Roberta Patu sab, 24/09/2016 - 08:23

Um cenário cercado de mistérios e contos populares tomou conta das ladeiras de Olinda, na noite desta sexta-feira (23). Dando início oficial à primeira Caminhada Mal-assombrada, no Sítio Histórico da cidade, os turistas e visitantes puderam conhecer parte da história do município através de personagens 'assombrados', que passearam pelos casarões e vielas das ruas.

Macobeba a freira da Academia de Santa Gertrudes e a índia Iangai foram alguns dos personagens que ganharam forma e divertidamente assustaram o público. Para um dos organizadores do tour, Cesár William, a realização do passeio vai além das lendas contadas. “A proposta é trazer as histórias narradas pelas nossas avós - tidas como lendas populares -, porém de forma diferente. Durante a caminhada é possível relembrar alguns momentos históricos e entender um pouco da cidade”, conta o guia.

Ao todo, os visitantes se deparam com cinco histórias que envolvem mistério e assombração. Para o servidor público João Augusto Melo, que participou do passeio com a família, a caminhada é muito importante para o conhecimento histórico e cultural da região. “Sou de Aracaju, mas já conhecia algumas histórias de assombro do Recife. De Olinda, particularmente, não sabia, mas me surpreendi com a proposta”.

A turismóloga  Elizabete Vieira falou que já teve a oportunidade de conhecer e participar de outros passeios assombrados no Recife. Segundo a moradora de Olinda, mesmo com a vivência de presenciar outros tours e morar em Olinda, ela conheceu novas histórias. “É um clima muito diferente, bem peculiar de Olinda. Além disso, fiquei surpresa com novas lendas que me fizeram entender mais a própria cidade”, concluiu.

Segundo César Willian, a capital pernambucana já é conhecida como a cidade mais mal-assombrada do Brasil (que inclusive já teve diversas histórias catalogadas por Gilberto Freyre) e trazer a ideia para as ladeiras do Sítio Histórico foi inevitável.

O passeio será realizado sempre as sextas-feiras a partir das 19h30. A caminhada começa na Casa do Turista, nos Quatro Cantos da Cidade Alta, um dos pontos turísticos mais conhecidos. Para participar, o visitante precisa fazer o investimento de R$ 25 e o ingresso pode ser adquirido no site do Recife Mal-assombrado.  

COMENTÁRIOS dos leitores