Após três meses, Cine Olinda é desocupado
Equipamento cultural foi interditado pela Guarda Municipal e a Defesa Civil , porém, nenhum laudo foi mostrado. Não houve resistência
A luta do Movimento Ocupe Cine Olinda terá que ser adiada. Após três meses de ocupação, nesta sexta-feira (30), o local foi interditado pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Olinda. O Cine Olinda havia sido ocupado como forma de protesto por estar desativado há 51 anos. No local, durante esses noventa dias, voltou a ser transformado em uma área cultural onde além de exibição de filmes, ao todo 120, ocorriam debates, oficinas e ações educacionais.
Um dos representantes do Movimento, Alysson Souza, disse que o sentimento é de frustração. Ele contou que, no último dia 16, foi realizada uma reunião com a Secretaria de Patrimônio Público da cidade e com o Ministério Público onde teria sido dados os primeiros passos para um processo de acordo. Em seguida, no dia 19, outra reunião teria sido marcada com o poder público, no entanto, o acordo não teria sido concluído.
“Não estavam presentes todos os órgãos envolvidos e o acordo não foi assinado. Foi sendo protelado até que, hoje, nos deparamos com a Guarda Municipal e a Defesa Civil, que chegaram lá com o direito de agir como polícia pedindo a interdição do cinema. Não foi apresentado um laudo para nós, apenas deram o tempo para retirar nossos pertences pessoais. Só entrava um por vez. A interdição durante o processo de negociação é porque há algo de errado. A gente enxerga dessa forma”, contou.
Alysson ressaltou que não houve resistência, no entanto, afirmou que o movimento continuará. “Não fizemos nenhum tipo de ação combativa, mas, não acabamos por aqui. Vamos pensar em outras formas de colocar o cine para frente. Hoje, iremos realizar mais uma sessão como um ato político e simbólico enquanto pensamos no que vamos fazer”.
Ele ainda disse que mais de duas mil pessoas participaram de alguma atividade do Cine Olinda durante a ocupação. “Melhoramos o cinema, colocamos sinalização e outras medidas em um local que está fechado há mais de 50 anos. A população que estava ao nosso lado era muito grande por toda a programação que tinha. A gente luta por um cinema popular e público e aqui era um espaço para isso”, acrescentou.
O Cine Olinda foi ocupado pela sociedade civil no dia 30 de setembro. Os tapumes, que protegiam o local, foram derrubados e o espaço cultural foi ativado de forma pacífica por movimentos culturais. O ato foi decidido depois de um diálogo com representantes de orgaos municipais e estaduais.