Figurinista da Globo desiste de processar José Mayer
A figurinista Su Tonani havia denunciado publicamente o ator global por assédio sexual mas decidiu que não irá formalizar a acusação criminalmente
Su Tonani, da Rede Globo, no fim de março, havia feito uma denúncia pública contra José Mayer acusando-o de assédio sexual, o que levou a emissora a afastá-lo por tempo indeterminado. A figurinista, no entanto, decidiu que não irá abrir um processo criminal contra o ator. Por conta da desistência, o delegado Rodolfo Waldeck arquivou o inquérito. Su já tinha ignorado três convites para intimar na 32ª Delegacia de Polícia, na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro, além de uma intimação.
Um documento assinado pela defensora pública Arlanza Rebello, diz: "Considerando as diversas mensagens recebidas originárias desta delegacia visando a possível apuração dos fatos, informa que não deseja representar criminalmente em face de José Mayer."
A denúncia inicial causou rebuliço nas redes sociais e trouxe à tona um debate sobre o assédio sofrido pelas mulheres, de modo geral, e sobre a importância de denunciar. Muitas atrizes chegaram a vestir a camisa de uma campanha que usava as hashtags #MexeuComUmaMexeuComTodas e #ChegaDeAssedio, em apoio a funcionária.
José Mayer chegou a se pronunciar publicamente, se retratando pelo ocorrido. Em carta aberta, ele admitiu o erro e disse ser "fruto de uma geração que aprendeu, erradameente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas".
Em seguida, completou: "Não podem. Não são. Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele."