Posição política faz cineastas retirarem filmes do Cine PE

O festival só irá se posicionar oficialmente nesta quinta (11)

qua, 10/05/2017 - 20:55
Divulgação Documentário cearense Abissal foi um dos filmes retirados da mostra competitiva Divulgação

Sete realizadores selecionados para o Cine PE desistiram de participar da mostra competitiva do evento. Em uma nota divulgada nesta quarta-feira (10), os representantes dos filmes alegam que a edição deste ano do festival "favorece um discurso partidário alinhado à direita conservadora". Entre as produções retiradas, estão três pernambucanas. As outras quatro são do Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Através do comunicado os realizadores queixam-se também que só tomaram conhecimento da grade completa dos filmes selecionados no último dia 8. A nota ainda diz que os produtores "reconhecem a importância do Cine PE, do qual muitos já participaram em edições anteriores" e que “esperam poder participar de edições futuras”.

O LeiaJá tentou contato com os realizadores Alfredo e Sandra Bertini, mas não obteve êxito. A assessoria de imprensa do festival informou que a produção só irá se pronunciar sobre o fato nesta quinta-feira (11). O Cine PE acontece entre os dias 23 e 29 de maio, no Cine São Luiz e tem curadoria assinada pelo ator Bruno Torres, a escritora Amanda Mansur e o documentarista Matheus Andrade. 

Confira na íntegra a nota divulgada pelos dissidentes:

Nota sobre a retirada de filmes da programação do Cine PE 2017.

10 de maio de 2017

Decidimos tornar pública a decisão, conjunta, de retirar nossas obras da seleção do XXI Cine PE Festival Audiovisual, a ser realizado entre os dia 23 e 29 de maio de 2017, na cidade de Recife. Apenas no dia 08 de maio, através de veículos de imprensa, tomamos conhecimento da grade completa dos filmes que foram selecionados para o festival.

Constatamos que a escolha de alguns filmes para esta edição favorece um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuaram e financiaram o golpe ao Estado democrático de direito ocorrido no Brasil em 2016. Para nós, isso deixa claro o posicionamento desta edição, ao o qual não queremos estar atrelados.

Reconhecemos a importância do Cine PE Festival Audiovisual, do qual muitos de nós já participaram em edições anteriores. Esperamos poder participar de edições futuras e mais conscientes, condizentes com sua grandeza histórica e relevância para a formação de público do cinema brasileiro.

Assinam os representantes dos filmes abaixo listados:

"Abissal" – Ceará

"A Menina Só" – Santa Catarina

"Baunilha" – Pernambuco

"Iluminadas" – Pernambuco

"Não me Prometa Nada" – Rio de Janeiro

"O silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras" – Pernambuco

"Vênus – Filó a fadinha lésbica"  – Minas Gerais

COMENTÁRIOS dos leitores