Deborah Colker retrata a seca em espetáculo tocante

Inspirada na obra de João Cabral de Melo Neto, coreógrafa estreou em Pernambuco novo trabalho artístico

por Roberta Patu qui, 01/06/2017 - 19:35

Foi por meio de uma expressão corporal emocionante que a coreógrafa e diretora Deborah Colker estreou a releitura da obra ‘Cão sem Plumas’, do autor João Cabral de Melo Neto. O trabalho, que vem sendo desenvolvido há três anos, finalmente ganhou os palcos do Teatro Guararapes, em Olinda, nesta quinta-feira (1º).

Para conceber esse trabalho, a equipe da coreógrafa passou semanas no Sertão, Agreste e Litoral de Pernambuco para vivenciar a realidade da vida dos ‘ribeirinhos pernambucanos’. Após essa experiência, o trabalho culminou em uma grande encenação ao ar livre em novembro de 2016 e que agora segue em turnê pelo Brasil.

Com os corpos cobertos de lama, os 13 bailarinos encenaram uma das obras mais importantes da literatura brasileira. Durante uma hora e meia de espetáculo, o público conferiu a dança, a poesia e o cinema que dialogaram, de forma ímpar, com o cenário e resgataram a essência da dor, do sonho e da esperança dos sertanejos que desbravam a seca para chegar ao litoral, através do Rio Capibaribe.  

Segundo Deborah Colker, a expectativa é muito grande para o lançamento do trabalho. “Depois de apresentar no Marco Zero, no dia do aniversário do Capibaribe, a expectativa aumentou e estou muito curiosa para saber a leitura do público que estava presente no dia após essa apresentação”, falou a coreógrafa.

Ainda em entrevista ao LeiaJa.com, Deborah Colker exaltou a importância de preservar o Rio e, além disso, criticou o descaso e os problemas relacionados à seca e às catástrofes das chuvas. 

O espetáculo, que tem duração de aproximadamente uma hora e meia de duração, foi apresentado para crianças e adolescentes de organizações não governamentais e grupos de apoio sociais. Nesta sexta-feira (2) e sábado (3), o trabalho será lançado para o grande público no mesmo local. Confira a cobertura completa do espetáculo a seguir: 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores