Projeto incentiva produção audiovisual em escolas públicas
Os trabalhos estão sendo apresentados na 21ª edição do Cine PE
Durante abertura do Cine PE, na noite desta terça-feira (27), os realizadores do evento apresentaram um projeto que tem como objetivo incentivar à produção de audiovisual nas escolas públicas do Recife. Na ocasião foram exibidos quatro curtas animados que foram criados por educadores multiplicadores, utilizando a técnica de Stop Motion.
De acordo com a realizadora do evento, Sandra Bertini, a iniciativa teve como objetivo despertar a produção dos jovens a partir da orientação dos próprios professores. Para isso, os educadores participaram de oficinas. "Foram duas semanas de dedicação e os educadores multiplicadores, ligados à rede municipal de ensino, participam de oficinas que tiveram duração de 32 horas. A partir dessa dinâmica, eles puderem repassar os conhecimentos para os alunos", explicou.
Ao todo, participam 25 pessoas, sendo 24 mulheres e um homem. Após o aprendizado, eles produziram quatro curtas, que foram exibidos na abertura, a vinheta do festival, todas em Stop Motion e, além disso, foram articuladores de novos projetos dos alunos, que serão exibidos na próxima quinta-feira (29).
Quem ficou à frente do processo foi o professor Eduardo Cavalcanti. De acordo com o educador, o trabalho apresentado é fruto do amor ao cinema. "O que vocês vão ver é resultado do amor ao cinema, no qual as pessoas envolvidas se dedicaram e se aprofundaram em técnicas, de forma lúdica, que foram repassadas para diversos alunos", exaltou o educador.