Museu de Arte Moderna de SP se pronuncia sobre polêmica
Performance já passou por Salvador e foi alvo de críticas nas redes sociais. Em vídeo que circula no Facebook, garota que aparenta ter menos de cinco anos toca em artista nu
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) emitiu uma nota oficial na noite de ontem (29) sobre a performance de um artista que participa de uma exposição no espaço. A 35ª Mostra Panorama da Arte Brasileira teve uma única apresentação performática em que um modelo aparecia nu e poderia interagir com a plateia. O que gerou uma série de comentários e críticas foi o fato de uma garota que aparenta ter menos de cinco anos de idade aparecer interagindo com o artista.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra o carioca Wagner Schwartz no centro de um tablado, montado para sua apresentação, deitado, enquanto a menina toca suas pernas. A performance tem o nome de “La Bête” e faz parte da obra da artista Lygia Clark intitulada “Bichos”. Muitos internautas classificaram a exibição como um incentivo à pedofilia e pediram que seja retirado o apoio de verbas públicas para o espetáculo.
Em nota oficial, o MAM declarou que a sala faz parte de um local isolado, devidamente identificado com a classificação indicativa e o conteúdo do espetáculo que seria exibido naquele espaço. O museu também lembrou que a mãe da garota estava presente e foi ela quem permitiu a entrada da filha no local. A performance já foi executada em Salvador e o MAM declarou que “as insinuações de pedofilia são resultado de deturpação do contexto e significado da obra”.