Festival Rec'n'Play traz oficinas de tecnologia e cultura
O evento acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro
Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, o Recife Antigo recebe o festival Rec’n’Play, focado em experiências digitais. A programação contará com palestras, oficinas, apresentações e mostra de cases de sucesso, divididos em sete temas: tecnologia da informação, internet das coisas, design, games, fotografia, eSports e música. O evento é organizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e o Grupo Duca.
Haverá ainda uma parte cultural com apresentação do filme de ‘O Rochedo e a Estrela’ Katia Mesel, conversa com Leo Salazar, André Freitas, Paulo André, Estesia, Barro e DJ Dolores sobre o mercado da música e a utilização da tecnologia e de artefatos digitais para melhorar a performance no palco. Além disso, será realizada uma oficina audiovisual só para mulheres, além dos shows que marcam o encerramento de cada dia de evento.
Confira a programação:
Quinta-feira, 30/11
Workshop – Fabiana Lian e Juliana Magri, do One Stage Lab comandam workshop Nosso Negócio é Show! Sobre o panorama de shows no Brasil. É às 10h, no Centro Cultural dos Correios, durante o Rec’n’Play no Bairro do Recife.
Oficina 1 – Durante o Rec’nPlay, Chico Barros comanda oficina de fotografia de objetos brilhantes e transparentes. A ideia é ensinar como produzir fotografias de objetos usando o mínimo possível de fontes de luz e a utilização de ferramentas de fácil elaboração. É a partir das 9h no Design Center 235.
Oficina 2 - Os audiolivros são uma opção inclusive e tecnológica de acesso à cultura. A Oficina de Audiolivros do Rec’n’Play, ministrada por Katia Cabral, busca orientará sobre os melhores caminhos para a produção. A partir das 9h na sala de aula do Paço de Frevo.
Exposição – O pernambucano Grupo Cria, formado com Camilo Soares, Iezu e Alcione realiza exposição de fotos tiradas por celulares na sala de exibição da Torre Malakoff durante o primeiro Rec’n’Play.
Livro – Uma roda de diálogo sobre a cadeia produtiva do livro em Pernambuco acontece no Auditório do Centro Cultural dos Correios, a partir das 16h. A discussão acontece durante o festival de experiências digitais, Rec’n’Play.
Teatro – Com foco nas artes cênicas do Estado, atores, gestores, empresas de produção e gestores de escolas discutem o artista cênico pernambucano e seu mercado de trabalho. Será no Teatro Apolo, às 16h, durante o Rec’n’Play.
Fotografia – Nomes como Clara Gouveia, Gilberto Tenório, Carlos Cajueiro, Leo Caldas, Bosco Lacerda debatem as oportunidades de mercado para os diferentes segmentos do setor fotográfico. Será às 17h, no Rec’n’Play, no Auditório Centro Cultural dos Correios.
Abril pro Rock – Paulo André comanda roda de conversa no Apolo Beer Café, a partir ds 18h30, sobre o sucesso do Abril pro Rock. O evento faz parte da programação do Rec’n’Play, no Bairro do Recife. A ideia é contextualizar sobre o cenário da produção cultural local.
Sexta-feira, 01/12
Painel – Abordará o ecossistema mundial de galerias virtuais, sobre Distribuição, Empreendimento e Exibição de Fotografia no Mundo, com Jackson Carvalho. O painel acontecerá no dia 1/12, de 18h às 20h30, no Auditório ITBC/Softex.
Conversa – O jogador profissional de LoL, Leonardo Belo, participará de conversa (open table) descontraída sobre o game, no dia 1/12, de 18h ás 19h, no Beer Café.
Oficina de Iluminação para Retrato – Será abordado os tipos mais comuns de retratos feitos em estúdio, do mais simples, usando apenas uma fonte de luz, quanto os mais complexos, onde pode ser usado de três ou mais fontes de iluminação. A oficina acontecerá no dia 1/12, de 17h às 18h, no Centro Cultural dos Correios.
Música e Áudio para Games – Papo com Diogo Bazante (Conservatório Pernambucano de Música) e Paulo Germano (AESO) sobre como trabalhar compondo músicas e trilhas e efeitos sonoros para jogos digitais (técnicas, metodologias de produção, dicas sobre empreendimento e custos). A conversa acontecerá no dia 1/12, de 14h às 15h30, no Auditório do Paço Alfândega.
Shows – A abertura do Rec’n’Play, festival de experiências digitais contará com diversos shows a partir das 20h, no Bairro do Recife. Subirão ao palco as bandas vencedoras do concurso do festival, além de Arrete, Aninha Martins junto com Graxa e a atração principal, Tagore.
Sábado, 02/12
Audiovisual – A oficina Mulheres no Audiovisual comandada por Carolina Vergolino e Rapha Spencer acontece neste sábado e domingo, das 9h às 17h no PortoMídia. É exclusivo para mulheres.
Workshop – O workshop de criação de objetos artísticos a partir de materiais reciclados acontece a partir das 9h na Galeria 235. Tendo como ponto de partida asassemblages que criamos com materiais reciclados no vilarejo, é proposta uma atividade lúdica de criação de objetos artísticos com materiais coletados em Recife. Será com Nozomi Arisawa (SP) e Diburnagua (ISR).
Feira Criativa – uma reunião de criatividade dominará a Rua do Apolo a partir das 14h. Convidados diversos vão expor durante a Feira Apolo Criativa.
Design - O coletivo baiano Voulta discutirá o cenário e a produção do design na nossa região. A palestra Design do Nordeste para o mundo acontece na Livraria Cultura, a partir das 14h com Bruno Biano.
Animage - O Festival internacional de animação de Pernambuco terá uma sessão especial dentro do REC'n'Play. Será com a turma do Mete a Colher, às 19h, no Auditório 235.
Shows- Para animar o sábado de Rec’n’Play haverá o campeonato de League of Legends no palco principal a partir das 19h. Entre as partidas e para encerramento do dia haverá shows com Ogro Nerd Pocket e Radiola Serra Alta.
Domingo, 03/12
Estimativa de demanda – Sandra Bertini (Cine PE) irá comandar conversa em torno da Estimativa de Demanda para o Audiovisual, na Livraria Cultura, a partir de 9h às 11h30 do dia 3/12.
Oficina audiovisual para mulheres – A oficina é uma promoção do mape – mulheres de audiovisual de Pernambuco e é exclusivo para o público feminino. A atividade será comandada por Carolina Vergolino e Rapha Spencer, na Sala de Treinamento 235, de 9h às 17h.
Fotografia e iphone - Atividade acontecerá no Centro Cultural dos Correios, de 13h às 16h30.
Oficina de Posters para Cinema – Exclusiva para produção de posters para cinema com o coletivo Voulta, do sertão baiano. Será na Sala de Treinamento 235, de 13h30 às 15h30.
Frevo – Patrimônio Imaterial da Humanidade, o Frevo será discutido neste domingo, a partir das 14h no Paço do Frevo. A palestra abordará a história, tradições e perspectivas para o ritmo pernambucano.
Filme - A cineasta Katia Mesel exibe “O Rochedo e a Estrela” em roda de conversa no Auditório 235 sobre os 50 anos de carreira do audiovisual de Recife. Será a partir das 14h.
Sebrae música – A partir das 15h, um bate-papo informal e descontraído com Leo Salazar, André Freitas, Paulo André, Estesia, Barro e Dj Dolores sobre o mercado da música e a utilização da tecnologia e de artefatos digitais para melhorar a performance no palco.
Música - O Design Center 235 recebe debate sobre os desafios contemporâneos para levar a música brasileira como produto cultural ao cenário internacional com Paulo André Pires (PE) e David McLoughlin (SP).
Shows – para encerrar a primeira edição do Rec’n’Play o palco principal recebe a partir das 16h a banda vencedora doconcurso do festival, além da gravação do DVD de Ogro Nerd, Estesia, Sofia Freira com Pachka, Kalouv e Flaira Ferro.