Decisão sobre peça de 'Jesus trans' no FIG sai nesta sexta

Informação foi divulgada pelo Governo de Pernambuco. Espetáculo foi retirado da programação do Festival de Inverno de Garanhuns

por Paulo Uchôa qui, 26/07/2018 - 20:08
Ligia Jardim/Divulgação Há dois anos, a atriz trans Renata Carvalho interpreta Jesus Ligia Jardim/Divulgação

O episódio envolvendo a retirada da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", do 28º Festival de Inverno de Garunhuns, está perto de chegar ao fim. Na noite desta quinta-feira (26), a Secretária de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) se pronunciaram sobre a decisão do Ministério Público de Pernambuco que determinou a volta do espetáculo.

Em nota enviada ao LeiaJa.com, os órgãos do Governo do Estado informaram que irão esperar pela decisão judicial até a manhã desta sexta-feira (27). Dessa forma, até então, não foi acertado se a peça voltará a ser incluída na programação do FIG. "Eu vejo isso com tristeza. É um ato de censura", disse Renata Carvalho, atriz trans que interpreta Jesus, sobre a proibição do espetáculo no Agreste pernambucano.

Confira a nota na íntegra:

"A Secult (Secretaria de Cultura) e Fundarpe informam que o Governo Estadual antecipou hoje a ciência da decisão judicial do TJPE, relativa à Ação Civil movida pelo MPPE de Garanhuns, antes da intimação regular, através de um pedido de reconsideração, em função das acusações infundadas do MPPE ao Governo do Estado, com as quais absolutamente não concordamos. Em face disso, esperaremos até a manhã desta sexta-feira pela decisão final da justiça."

 

COMENTÁRIOS dos leitores