De volta a Porto de Galinhas, Fliporto lança programação
A 12ª edição do evento homenageará o poeta Marcus Accioly, que faleceu no final de 2017
Foi divulgada na manhã desta terça-feira (7), no Bairro do Recife, a programação da Fliporto 2018. Após ter sido transferida para Olinda há oito anos, e reformulada como Festa Literária Internacional de Pernambuco, o evento está de volta ao seu local de origem, Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco. O evento homenageia neste ano o poeta Marcus Accioly, que faleceu no final de 2017.
Nos dias 9, 10, 11 e 12 de agosto, a Fliporto terá movimentos itinerantes e interativos, espaço infantil e musical, além de explorar o universo geek e nerd. Com o tema “Diálogos no Contemporâneo”, a festa literária se baseia no respeito às diferenças, abordando temas que são sempre debatidos na atualidade.
O jornalista Nelson Motta, as atrizes Maria Zilda e Claudia Alencar, e também a cineasta Katia Mesel, marcarão presença. “Iremos realizar uma doação de 1000 livros para a biblioteca central de Ipojuca. Vamos fazer uma chuva de livros e um arrastão poético”, disse Eduardo Côrtes, integrante do conselho cultural da Fliporto.
Em 2016, a feira literária chegou a ser cancelada por falta de apoio financeiro, e teria como homenagem os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha, responsável pelas obras “Os Sertões” e “Contrastes e Confrontos”. A expectativa para esta edição é que 10 mil visitantes compareçam nos quatro dias do evento. O cantor Nando Cordel, dono do clássico “De volta pro aconchego”, encerrará a Fliporto no domingo (12), no palco Itaoca/Muru-Muru.