Guarulhos produzirá ópera de Barber inédita no Brasil

Obra "Vanessa" (1958) estreia em agosto; temporada também terá apresentação do violonista Fábio Zanon

por Beatriz Gouvêa ter, 12/02/2019 - 14:52
Divulgação / Prefeitura de Guarulhos Divulgação / Prefeitura de Guarulhos

O maestro e diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos, Emiliano Patarra, apresentou hoje (12) a programação da temporada 2019 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Entre os destaques estão a ópera "Vanessa", do compositor norte-americano Samuel Barber (1910-1981), nunca antes apresentada no Brasil. A estreia será no dia 31 de agosto, no Teatro Adamastor, no bairro do Macedo.

"Vanessa" teve sua estreia em 1958, no Metropolitan Opera, em Nova York (EUA), e narra o conflito emocional na vida de três mulheres. Após esperar por 20 anos pelo retorno de seu amante, a personagem-título conhece o filho dele, Anatol. Ela se torna obsessivamente atraída pelo rapaz, sem perceber que ele é, na verdade, um oportunista.

"A ideia é que a ópera, além de ser encantadora, do ponto de vista musical, faz a gente pensar mesmo, se emocionar e se colocar no papel daquelas pessoas como qualquer boa narrativa, como um livro, como um filme. E a música do Samuel Barber é deslumbrante", conta Patarra.

O violonista Fábio Zanon também está na programação da orquesta guarulhense. Foto: Divulgação

Outro destaque da temporada 2019 é a apresentação do violonista paulista Fábio Zanon, conhecido internacionalmente, para o Concerto para Violão nº 2 de Lieja, de Leo Brouwer. O espetáculo será dia 27 de abril, também no Teatro Adamastor. "Uma vez que faz [a apresentação de nível internacional] as pessoas conhecem, se animam e isso vai gerando um interesse pelas obras. E o pessoal que vem assistir, vai saber que nem tudo que a gente toca é de compositor que morreu há muito tempo", diz o maestro.

COMENTÁRIOS dos leitores