Dia do Circo: relembre 5 palhaços que marcaram a história

O principal representante dos picadeiros atravessou gerações e fez história na televisão brasileira

por Nataly Simões qua, 27/03/2019 - 15:08

A arte circense mudou muito no decorrer dos anos e seu maior representante, o palhaço, que também teve que se adaptar as mudanças do tempo é o principal homenageado no Dia Nacional do Circo, celebrado nesta quarta-feira (27). Confira cinco palhaços históricos brasileiros:

Piolin

Palhaço Piolin. Crédito: Twitter/reprodução

Aclamado durante a Semana de Arte Moderna em São Paulo, em 1922, por ser visto por intelectuais da época como o legítimo artista tipicamente brasileiro, Abelardo Pinto, filho do dono do Circo Americano, chegou a ser considerado o melhor palhaço do mundo pela revista Veja. Sua habilidade ginástica era seu ponto forte e ele participou esporadicamente de programas televisivos, mas sempre como convidado. A comemoração do Dia Nacional do Circo faz alusão à data de seu nascimento, 27 de março.

 

Carequinha

Palhaço Carequinha. Crédito: Twitter/reprodução 

De família circense, George Savalla Gomes foi um dos maiores sucessos da televisão nos anos 60. Ele fazia programas regionais que eram transmitidos pela extinta TV Tupi e também teve um programa na também extinta Manchete, nos anos 90, no qual o formato migrou para o “Clube da Criança”, da Xuxa.

 

Atchim & Espirro

Atchim & Espirro. Crédito: divulgação.

Palhaços tipicamente da televisão, Eduardo dos Reis e Carlos Alberto de Oliveira ficaram conhecidos pela atuação no programa “Turma da Pipoca”, exibido pela TV Gazeta em 1983. O sucesso foi tão grande que a dupla ganhou a própria atração na emissora, chamada “Brincando na Paulista”. Logo depois, eles foram para o “Circo da Alegria” da TV Bandeirantes”, e também se apresentaram no “Xou da Xuxa”, da TV Globo. A fama os levou a gravar diversos discos e eles chegaram a se separar por um tempo, mas retomaram a carreira recentemente.

 

Patati & Patatá

Patati & Patatá. Crédito: Divulgação.

No início da década de 1990, a dupla - que na realidade é uma franquia - se apresentava em circos e em programas de televisão. Eles lançaram discos e DVDs que conquistaram a criançada e dado ao sucesso eles passaram a ter diversos produtos licenciados. A franquia inclui metas, estratégias e diversas duplas que interpretam os mesmos personagens em shows simultâneos, mas para se tornar um Patati ou Patatá não é nada simples. Os candidatos precisam passar por um rigoroso teste e manual de etiqueta. Atualmente, a dupla apresenta um programa no Discovery Kids, que também já foi exibido pelo SBT.

 

Bozo

O palhaço Bozo. Crédito: Twitter/ reprodução.

O conhecido palhaço Bozo foi criado nos Estados Unidos para ser uma franquia que inicialmente contava apenas com uma coletânea de discos com histórias infantis. Mas, ao aparecer na televisão, o personagem que até os dias atuais é lembrado com carinho pela geração que era criança nos anos 80 e que assistia seu programa no SBT. Um fato curioso sobre a atuação dele nas telinhas brasileiras é que surgiu como uma iniciativa de Silvio Santos, que pensou em interpretar o palhaço mas desistiu.

COMENTÁRIOS dos leitores