Curso gratuito ensina a produção de geleia artesanal

Promovida pelo time Enactus da UFPA (Universidade Federal do Pará), em Belém, oficina de qualificação tem a orientação de chefs e professores

seg, 15/04/2019 - 17:09
Divulgação Melaço de pimenta, geleia artesanal produzida pelo projeto Fiero Divulgação

Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) organizaram um curso gratuito de produção de geleias artesanais como alternativa de gerar emprego em Belém. As aulas são dirigidas a feirantes e ocorrem no campus profissional do Guamá, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), sempre às quartas-feiras, de 16 às 17h30.

Promovido por alunos do time Enactus da UFPA, por meio do projeto Fiero, o curso começou em 10 de abril e vai até 5 de maio, com capacitação prática e teórica para a produção de geleias sob a orientação de chefs e professores. O intuito é atrair a participação de pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade econômica que possuam interesse em gastronomia e confeitaria.

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 12 milhões de desempregados no país. Diante desse cenário, o comércio de geleias apresenta uma possibilidade de sucesso.

O primeiro produto criado pelo projeto, o melaço de pimenta com laranja (feito com pimenta, laranja, sal, açúcar e limão), já possui mais de 96% de aceitação no mercado e 60% de margem de lucro. Desde 2016 mais de 50 feirantes já foram capacitados.

Amanda Tompson, estudante de Nutrição e uma das idealizadoras do projeto Fiero, destacou que um dos propósitos da iniciativa é gerar transformação social a partir de ações empreendedoras. Para ela, a experiência proporciona um aprendizado para todos os envolvidos. ”Nossa maior motivação foi apresentar um novo caminho, capaz de desenvolver uma linha de produtos alimentícios que atendesse a necessidade sustentável”, concluiu.

Seguindo a visão ambiental do projeto Fiero, a sustentabilidade representa um dos principais focos da iniciativa e é praticada por intermédio do aproveitamento integral dos alimentos que seriam descartados pela aparência desagradável. Segundo Amanda, o Fiero também objetiva formar líderes a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade. "Ao longo do curso, são abordados temas como higiene, segurança no trabalho, apresentação profissional e como se comportar nas relações comerciais”, disse.

Informações sobre o projeto Fiero podem ser obtidas peloo telefone (91) 98393-8879 ou pelo endereço eletrônico projetofiero@gmail.com.

Da Redação do LeiaJá Pará (Com apoio de Eva Pires).

 

COMENTÁRIOS dos leitores