Netflix aborda crise política mexicana na série '1994'
Série contará a história de Luis Donaldo Colosio, candidato à presidência do México, que foi assassinado em Tijuana
Uma das passagens mais emblemáticas da história do México é tema da nova produção da Netflix em parceria com a VICE Studios. A série documental "1994", que tem estreia mundial marcada para 17 de maio, mostra a crise pelo poder que abalou os mexicanos e a morte do então candidato à presidência Luis Donaldo Colosio (1950-1994), assassinado em Tijuana.
A produção busca evidenciar as complexidades e as irregularidades contidas nas investigações dos crimes políticos mais graves dos últimos anos no México e, para isso, foram apuradas informações de fontes oficiais e não oficiais, dando vida ao material inédito dos episódios que serão disponibilizados pelo serviço de streaming.
Dirigida pelo mexicano Diego Enrique Osorno, ganhador do Prêmio Nacional de Periodismo do México e do Ariel (prêmio dado pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas para o melhor do cinema mexicano), na categoria de melhor documentário em 2018, a série trará testemunhos inéditos. Pela primeira vez, o ex-presidente do México, Carlos Salinas de Gortari, divide uma entrevista com o subcomandante Galeano para falar sobre o abalo do Tratado de Livre Comércio e o assassinato de Luis Donaldo Colosio.
por Junior Rodrigues