No Dia Mundial do Livro confira dicas de leitura
Hoje, 23 de abril é considerado o Dia Mundial do Livro. De acordo com a pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, o brasileiro lê, em média, 2 livros por ano. Diante da crise que se instalou no mercado editorial e livreiro, o grande desafio continua sendo estimular a leitura entre crianças, jovens e até mesmo adultos.
O Leia Já separou uma lista especial de livros para comemorar esse dia. Confira:
1 – O Conto da Aia – Margareth Atwood
Escrito em 1985, o livro ganhou a atenção do mundo com a adaptação televisiva estrelada por Elizabeth Moss. O livro narra uma realidade futurista, onde mulheres tornam-se propriedade do governo e, além de oprimidas, servem como gestantes a fim de sanar uma crise de infertilidade instalada na Nova Inglaterra. O livro permanece na lista dos mais vendidos da Revista Veja em sua 67ª semana.
2 - Outros Jeitos de Usar a Boca - Rupi Kauar
A indiana Rupi Kauar revelou-se um novo nome da poesia. Publicado inicialmente de forma independente, o livro tornou-se um fenômeno mundial com seus poemas que falam de dor amor, ruptura e cura. Ela estabeleceu uma linguagem que dialoga direto com a geração mais jovem e identifica seus dilemas através de textos profundos e tocantes.
3 - Boneco de Neve - Jo Nesbo
O detetive Harry Hole se vê diante de uma série de crimes no rigoroso inverno da cidade de Oslo, Noruega. O assassino espalha pistas em bonecos de neve com partes humanas nas casas de suas vítimas, criando um quebra cabeça e um enorme desafio para o detetive. Dono de uma narrativa eletrizante, o escritor Jo Nesbo, cria uma história de tirar o fôlego com final surpreendente. Considerado um de seus melhores livros, chegou a ser comparado ao célebre "O Silêncio dos Inocentes"(1988) de Thomas Harris.
4 - A Revolução dos Bichos - George Owell
Apontado pela revista Times como um dos melhores romances da língua inglesa de todos os tempos, A Revolução dos Bichos satiriza questões de hierarquia e poder. Os animais da fictícia Granja do Solar possuem características humanas e decidem questionar as decisões de seu dono, o senhor Jones. Owell traz reflexões filosóficas e de relações neste livro pulicado pela primeira vez em 1945.
5 - O Homem Mais Inteligente da História - Augusto Cury
O psiquiatra paulista Augusto Cury é o autor mais vendido da década. Seus livros já ultrapassam a marca de 28 milhões. O Homem Mais Inteligente da História narra uma reunião onde cientistas e teólogos debatem sobre a vida e a inteligência de Jesus Cristo. Os assuntos vão desde a violência contra as mulheres, até terrorismo e suicídio.
Por André Filipe