Após veto a filmes LGBT, secretário da cultura deixa cargo

Henrique Pires alegou não concordar com 'censura'

por Paula Brasileiro qui, 22/08/2019 - 16:17
Reprodução/Facebook Henrique Pires disse ser Reprodução/Facebook

As declarações de Jair Bolsonaro a respeito da produção audiovisual com temática LGBT continuam reverberando. Após a suspensão do edital que financiaria algumas obras, o secretário nacional da Cultura, Henrique Pires, pediu demissão do cargo alegando não concordar com “censura”. 

Henrique Pires estava à frente da secretaria, que é subordinada ao Ministério da Cidadania, desde o início do governo Bolsonaro. Nesta quinta (21), Pires disse, em entrevista ao G1, que estava sendo uma "voz dissonante" no governo e que a suspensão do edital, por parte do ministro Osmar Terra, seria uma "gota d'água". "Eu tenho o maior respeito pelo presidente da República, tenho o maior respeito pelo ministro, mas eu não vou chancelar a censura", disse. 

Após Jair Bolsonaro declarar que vetaria produções audiovisuais que tratassem da temática LGBT durante pronunciamento ao vivo, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, suspendeu o edital corrente que selecionaria algumas obras para receberem incentivo público. Segundo o ex-secretário Henrique Pires, a prática não condiz com seus princípios: "Eu não concordo com a colocação de filtros em qualquer tipo de atividade cultural. Não concordo como cidadão, não concordo como agente público, você tem que respeitar a Constituição", afirmou Pires. 

LeiaJá também

--> Bolsonaro veta filmes LGBT na Ancine mas nega ser censura

--> Governo suspende financiamento para produções LGBT

--> Temas LGBT: audiovisual de Pernambuco rebate Bolsonaro

COMENTÁRIOS dos leitores