Brincantes das Ladeiras celebram 10 anos de amor ao frevo

Grupo reúne integrantes e convidados no próximo sábado (31)

por Paula Brasileiro qui, 29/08/2019 - 15:40
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo O Brincantes das Ladeiras faz um trabalho de preservação e valorização do frevo há 10 anos Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Ao perceber que o número de passistas dançando frevo pelas ladeiras de Olinda e ruas do Recife estava diminuindo, Wilson Aguiar idealizou o Brincantes do Passo. Hoje, 10 anos depois, ele é o Mestre Wilson que, ao lado de companheiros como os artistas Maria Flor e Ferreirinha, ensinam gratuitamente a dança pernambucana e arrastam o público em cortejos frenéticos atrás de blocos e orquestras durante o ano inteiro. Para celebrar a primeira década do Brincantes, eles promovem uma grande festa no próximo sábado (10), na praça Laura Nigro, em Olinda. Além de apresentações e a tradicional aula do grupo, a festança contará com corte de bolo e, claro, muito fervo. 

O Brincantes das Ladeiras promove aulas gratuitas de frevo para pessoas de todas as idades. O grupo trabalha pela preservação e manutenção dessa cultura que é tombada como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco. Em 10 anos de trabalho, as contribuições do projeto já podem ser enumeradas. "Tem o método BDL de ensino, desenvolvido por nós. É um método de ensinamento do frevo. A outra é uma sombrinha que nós desenvolvemos, ela tem uma resistência mecânica maior. Tudo isso tá agregado a ações de salvaguarda do frevo para manter o seu título de patrimônio", explica Mestre Wilson, em entrevista exclusiva ao LeiaJá

Wilson conta que todo o trabalho é desenvolvido sem apoio financeiro público ou patrocínios privados. Todas as custas do projeto são bancados pelos próprios participantes e esse tem sido o maior desafio na última década. "A gente é que contribui com nosso dinheiro mesmo. Um traz uma água, outro traz umas sombrinhas e por aí vai. Não tem nenhuma ajuda de órgãos públicos", conta Wilson. 

Mas apesar das limitações financeiras, a falta de uma sede física compromete a continuidade do trabalho. "A gente faz um trabalho social com a comunidade da Cidade Alta de Olinda, a gente faz uma troca de experiência muito boa com os turistas que passam por ali, essa cumplicidade é o que alimenta a gente pra dar continuidade a esse processo". 

LeiaJá também

--> O passo do frevo de volta ao lugar onde transborda: a rua

Aniversário

Para celebrar os 10 anos do Brincantes das Ladeiras, o grupo se reúne aos amigos e alunos, no próximo sábado (31), na Praça Laura Nigro, em Olinda, local onde são realizadas as aulas. A festa contará com uma palestra sobre o método BDL, aula, e a apresentação do trecho de um espetáculo, Ouvi Dizer. Em seguida, haverá um cortejo, liderado por orquestra de frevo com 16 músicos, até o Largo do Amparo, onde será feito o corte do bolo. A festa começa às 15h e é gratuita. 

Serviço

Aniversário 10 anos do Brincantes das Ladeiras

Sábado (31) - 15h

Praça Laura Nigro (Sítio Histórico de Olinda)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores