MIMO não terá edição em Olinda em 2019

Anúncio foi feito através das redes sociais do festival

por Paula Brasileiro qua, 04/09/2019 - 17:04
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo O público reclamou da decisão Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O MIMO, um dos mais importantes festivais artísticos do país, não vai realizar sua costumeira edição olindense em 2019. A cidade que serviu de berço para o evento ficou de fora do roteiro este ano. A notícia chegou ao público através das redes sociais do MIMO, nesta quarta (4). 

A produção informou as datas e locais que receberão sua programação em 2019. As atividades acontecem entre 22 e 24 de novembro, em São Paulo, e entre 29 de novembro e 1° de dezembro no Rio de Janeiro.

Em um dos posts eles explicam que a proposta é seguir um projeto de itinerância do festival e que, apesar de ter ficado de fora este ano, Olinda não foi totalmente excluída: "Ano passado, o MIMO Brasil teve duas edições e contemplou Paraty e Olinda com sua programação. Agora, seguindo o mesmo modelo, realizaremos o festival em outras duas cidades: Rio de Janeiro e, pela primeira vez, em São Paulo. ' Olinda e Paraty continuam a fazer parte do circuito MIMO para os próximos anos".

A explicação, no entanto, não agradou ao público e muitas pessoas lamentaram a ausência do evento em terras olindenses. "Um absurdo um festival massa desse, que nasceu aqui em Olinda, não contemplar a cidade de origem"; "Mostra Internacional de Música de OLINDA. Eu entendo que esse tipo de evento cultural não se faz do nada, é necessário investimento e apoio, coisas que RJ e SP tem muito mais capacidade de oferecer. Contudo, acho que valeria o esforço pra fazerem algo que fosse em Olinda pra manter a tradição, nem que fosse algo mais simples"; "Muito triste um evento que leva o nome de Olinda não ser realizada na própria cidade". 

Em 2015, o festival também não aconteceu em Olinda por falta de recursos. À época, artistas locais promoveram um evento alternativo, a Mimodifique, que levou à cidade exposições, oficinas, shows e apresentações culturais gratuitas. 

COMENTÁRIOS dos leitores