Olinda recebe exposição que homenageia cultura africana
A mostra terá parte da renda obtida com a venda dos itens revertida para ONG
O Museu Regional de Olinda recebe, até o dia 14 de setembro, a exposição Sawabona Art, da artista plástica Danielly Bertoldo. A mostra terá parte da renda obtida com a venda dos itens revertida para a ONG Aliança das Mães e Famílias Raras (AMAR).
Segundo a artista, a marca nasceu a partir da confecção de turbantes que ela fazia para a filha, e isso se transformou, posteriormente, em um trabalho conceitual que traz destaque para as minorias sociais.
Sawabona é um cumprimento que significa “eu respeito você, eu valorizo você e você é importante para mim”. Não se sabe se essa é uma história real ou fictícia, mas há relatos que afirmam que a saudação era utilizada por povos da África do Sul, onde eles acreditavam que os seres humanos nascem e morrem bons, sempre desejando segurança, amor, paz e felicidade.
De acordo com Pollyana Dias, fundadora e presidente da AMAR, ações como esta são essenciais para a manutenção da ONG, que trabalha apenas com profissionais voluntários. A entidade sem fins lucrativos oferece atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia, acupuntura e coach para portadores de doenças raras em Pernambuco e familiares. A ONG também recebe doações de alimentos não perecíveis, materiais de higiene e cestas básicas, entre outros itens que são repassados às famílias.
Serviço
Exposição Sawabona Art
Até 14 de setembro
Terça à sexta-feira | 9h
Sábados e domingos | 14h
Museu Regional de Olinda (Rua do Amparo, 128 - Amparo, Olinda)