Representante do Brasil no Oscar 2020 estreia hoje

Aclamado e premiado no exterior, “A Vida Invisível” estará em cartaz nas sessões de mais de 30 países

por Alex Dinarte qui, 21/11/2019 - 16:17
Foto: ARP Distribuition/Reprodução A atriz Fernanda Montenegro vive a personagem Eurídice na velhice Foto: ARP Distribuition/Reprodução

O longa-metragem escolhido para representar o Brasil na premiação do Oscar 2020 estreia hoje nas salas de todo o país. Premiado no Festival de Cannes, na França, no último mês de maio, “A Vida Invisível” chega às telonas brasileiras repleto de elogios da crítica especializada e do público. Dirigido pelo cineasta pernambucano Karim Aïnouz o drama, além de estar entre os preferidos a concorrer ao maior prêmio do cinema mundial, foi aclamado no exterior e vendido para entrar em cartaz nas sessões de mais de 30 países.

Baseado na história do livro “A vida invisível de Eurídice Gusmão” (2016), escrito por Martha Batalha, Aïnouz apresenta uma reverência às mulheres de uma geração que não se deixaram levar pelas pressões da sociedade dominante e do machismo que tentava controlar o ímpeto da juventude feminina nas décadas de 1940 e 1950. A história traz duas irmãs Guida (Julia Stockler) e Eurídice (Carol Duarte) com características de personalidade próprias, entretanto como cúmplices e muito próximas. Vista como inconsequente, Guida abandona tudo para seguir com Yorgus (Nikolas Antunes), o grande amor da sua vida, para o exterior. Enquanto isso, Eurídice alimenta o sonho de estudar música em Viena, na Áustria, para se tornar pianista.

Forçada a não realizar seus desejos, Eurídice casa-se com Antenor (Gregório Duvivier), um cidadão comum do período. Grávida, Guida retorna ao Brasil e seu pai, Manuel (Antonio Fonseca), em uma atitude rigorosa vigente nas famílias tradicionais da época, a expulsa de casa sustentando uma mentira que pode separar as duas irmãs para sempre.

Para ter um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira em cena, o cineasta Karim Aïnouz teve que mudar o fim da história do livro que inspirou seu longa-metragem. A atriz Fernanda Montenegro surge no papel de Eurídice idosa, para fechar a história com o brilho peculiar de seus mais de 60 anos de carreira. Na trama, o momento é de descobertas emocionantes e corrigir desmandos do passado.

Em paralelo à campanha para que “A Vida Invisível” figure entre os finalistas do prêmio do Oscar em 2020 na categoria Filme Internacional, os produtores também tentam encaixar Fernanda Montenegro entre as indicadas na premiação às atrizes coadjuvantes. Vale a torcida!

COMENTÁRIOS dos leitores