Beth de Oxum rebate acusações de intolerância religiosa

Ialorixá e mestra de coco, ela usou as redes sociais para se defender

por Paula Brasileiro ter, 26/11/2019 - 12:18
Reprodução/Instagram Beth de Oxum fez um longo desabafo no Instagram Reprodução/Instagram

A ialorixá, mestra de coco e comunicadora popular, Beth de Oxum, usou seu perfil no Instagram para fazer um longo desabafo. Acusada de intolerância religiosa, ela se defendeu e explicou a fala que motivou suas acusações, proferida durante o evento Lula Livre, no último dia 17 de novembro, no centro do Recife.

Segundo relato de Beth, ao fazer sua participação no palco do festival, ela aproveitou para fazer um discurso político direcionado a alguns pastores evangélicos. "Por causa dessa fala, acusam-me de forma leviana e desonesta de intolerância religiosa. Pastores que se declaram abertamente fundamentalistas, pasmem, estão inquietos e raivosos, dizendo que blasfemei contra todos os adeptos do evangelho", escreveu.

A ialorixá explicou que é admiradora de diversos sacerdotes de religiões diferentes da sua e que suas críticas são direcionados à uma "elite branca". " Repudio essa elite classista, branca, de cunho machista, que nos exclui da posse de ser quem somos, falar o que queremos, lutar pelo o que é nosso e nunca ter medo de nada. Não tenho vontade de mídias e holofotes e muito menos estou procurando por visibilidade na luta dos outros para ampliar um eleitorado. Mas, diante da manipulação de minhas intenções, não tenho como me calar", disse.

Ela complementa: "Nós, negros, somos um povo que sofre diariamente com o ódio religioso incitado por radicais fundamentalistas. Essa intolerância com as religiões de matriz africana está na televisão recorrentemente".

Por fim, Beth de Oxum deixa uma sugestão: "Ao invés de discutir teologia, líderes políticos deveriam apresentar projetos de lei para a segurança pública no Estado de Pernambuco, para a Região Metropolitana do Recife e interior: o medo assola a população pernambucana, e colabora com a perpetuação de poucos no poder. Se preocupem mais com os projetos para melhoria do nosso estado, do que com falsas e inúteis intrigas religiosas ou acusações descabidas".  

Nos comentários da postagem, Beth recebeu a solidariedade e apoio de seus seguidores. Entre eles, o vereador do Recife Ivan Moraes Filho, que disse: "Estamos juntos, querida companheira!"; e do DJ Patrick Torquato, que postou: "Estamos com você Beth!". 

COMENTÁRIOS dos leitores