Metrô terá programação cultural nos 466 anos de SP
Instalações artísticas gratuitas estarão dispostas em várias estações do transporte ferroviário a partir deste sábado (25)
Eleito como o meio de transporte preferido dos paulistanos na pesquisa "O Melhor de São Paulo", do Instituto Datafolha, o Metrô celebrará o 466º aniversário da maior cidade do país. A partir deste sábado (25), quem passar pelas estações poderá desfrutar de uma programação especial repleta de atividades culturais.
As pessoas que marcarem o famoso encontro nas catracas do metrô poderão ver de perto a exposição "Cidade em Transformação", na estação São Bento (Linha 1-Azul). Até o dia 29 de fevereiro, a mostra reúne imagens das mudanças constantes da paisagem de São Paulo no decorrer dos anos. Destaque para a primeira implosão realizada na América Latina, no ano de 1975, quando o Edifício Mendes Caldeira foi implodido para a construção da estação Sé.
Na estação Paraíso (Linhas 1-Azul e 2-Verde), a série de fotografias "História em Trânsito" resgata a memória da grande metrópole, do transporte sobre trilhos e do grande número de passageiros que utilizam o serviço todos os dias. Parte das figuras apresentadas pertencem ao acervo da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composto por mais de 220 mil itens entre fotos, objetos, livros e coleções de arte contemporânea.
Imagens das obras de arte e da arquitetura das estações serão tema da Caminhada Fotográfica que acontecerá apenas no dia do aniversário de São Paulo entre as estações Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro e Sé (Linha 3-Vermelha). O ponto de partida do passeio é a escultura "A Roda", na estação Palmeiras-Barra Funda. A caminhada será das 10h às 12h.
Outro marco da cidade com o qual os paulistanos se identificam é a Avenida Paulista. O trabalho de um coletivo de fotógrafos com suas lentes voltadas para "a mais paulista das avenidas" é o tema da exposição "Multiplicidade". Instalada na Estação Trianon-Masp (Linha 2-Verde) até o dia 31 de janeiro, as fotografias reproduzem os aspectos de um mesmo local que podem variar de acordo com o olhar dos espectadores.
As artes plásticas e o cinema também são atrações da comemoração do aniversário de São Paulo no Metrô. Criada pela artista plástica carioca Katia Wille, a mostra "ToTa Machina" oferece ao público uma maneira de olhar para si mesmo enquanto há interação com outras obras da mostra. A exposição ficará instalada na Sala do Museu de Arte Sacra (MAS) de São Paulo, uma extensão do MAS que fica na parte interna da estação Tiradentes (Linha 1-Azul). As visitas são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de março, exceto às segundas-feiras, das 9h até às 17h.
Já na estação Luz (Linha 1-Azul), a homenagem é para um dos maiores símbolos da cultura paulistana. Em duas sessões, uma às 15h e outra às 18h, o documentário "Adoniran, meu nome é João Rubinato" (2018) mostra a história de Adoniran Barbosa (1910-1982) que tem como coadjuvante a grande aniversariante do dia tão bem representada nas canções do artista.