Inezita Barroso é homenageada com exposição em SP

Mostra que está no Memorial da América Latina exibe cartuns alusivos à vida e obra da maior representante da música sertaneja

por Alex Dinarte qua, 11/03/2020 - 15:55
Divulgação / Twitter Maurício de Sousa Inezita Barroso ao lado do personagem Chico Bento, no desenho de Maurício de Sousa Divulgação / Twitter Maurício de Sousa

A cantora e compositora Inezita Barroso (1925-2015) completaria 95 anos no último dia 4 de março. Para homenagear a maior representante da música sertaneja, a exposição "Inezita Minha Viola" estreia nesta quarta-feira (11), no Memorial da América Latina, em São Paulo. A mostra traz 54 cartuns alusivos à vida e obra da artista paulistana.

Com curadoria do desenhista JAL Lovetro, atual presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), a exposição réune trabalhos de artistas nacionais, como Maurício de Sousa, Danilo Scarpa e Claudio Teixeira. A mostra ainda exibe caricaturas e desenhos elaborados por profissionais de países como Colômbia, Portugal e Macedônia.

Nesta quarta-feira (11), duas apresentações musicais prestam homenagens à violeira. Os grupos de chorinho Choro Faceiro e Chorando em Trio tocam sucessos gravados por ícones como Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e pela própria Inezita Barroso, a partir das 19h.

Famosa por ser pioneira no segmento da música sertaneja, Ignez Magdalena Aranha de Lima consagrou-se no cenário musical brasileiro a partir da década de 1950 quando gravou o sucesso "Marvada Pinga/Moda da Pinga", de Ochelsis Aguiar Laureano (1909-1996). Além de cantar e compor, Inezita foi atriz, radialista, apresentadora de TV e professora de folclore. A artista morreu em 8 de março de 2015, quatro dia após ter completado 90 anos.

 

Serviço

Exposição "Inezita Minha Viola"

Quando: de 11 a 30 de março - abertura no dia 11/3 às 18h; visitas de terça a domingo, das 9h às 18h

Onde: Espaço Gabo - Portão 8 do Memorial da América Latina - Av. Juro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo - SP

Entrada Gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores