5 filmes underground para assistir na quarentena

Seleção reúne de produções independentes a elencos renomados

por Junior Coneglian qui, 21/05/2020 - 14:48
Divulgação Cena do filme "Kids" (1995) Divulgação

mainstream adolescente das décadas de 1980, 1990 e 2000 foram carimbados pela ideia do hedonista sonho americano. Porém, há inúmeras produções, hollywoodianas ou não, que carregam uma temática mais periférica e alternativa, levando o submundo como enredo. O LeiaJá separou cinco filmes underground para assistir na quarentena - mas assista sem ter as crianças na sala.

1. "Aos 13" (2003)

O relacionamento da adolescente Tracy (Evan Rachel Wood) com a mãe é colocado à prova quando ela conhece o submundo das drogas, do sexo e da criminalidade por meio da amiga, Evie (Nikki Reed), a garota mais popular da escola.

2 . "Eu, Christiane F. 13 Anos, Drogada e Prostituída" (1981)

O filme alemão, dirigido por Uli Edel, conta a biografia de Christiane (Natja Brunckhorst), uma jovem comum, que sonha em conhecer a Sound, discoteca mais badalada do momento. Ela conhece Detlev (Thomas Haustein) e começa a se aproximar das drogas e do álcool. Com o passar do tempo, a protagonista começa a se prostituir para sustentar o vício em heroína.

3 . "Kids" (1995)

Nova York é cenário para um grupo de adolescentes que usam variados tipos de drogas e quase nunca praticam sexo seguro e consciente. O hedonismo presente no grupo alternativo é profundamente explorado pelos personagens Casper (Justin Charles Pierce) e Jenny (Chloe Sevigny), uma garota soropositiva.

4. "Geração Prozac" (2001) 

O filme retrata a história real de Elisabeth Wurtzel, interpretada por Christina Ricci, uma promissora adolescente que ingressa na Universidade de Harvard para cursar jornalismo, enquanto lida com uma depressão clínica em noites de trabalho regadas a bebidas e drogas.

5. "Garotas Sem Rumo" (2005) 

O filme retrata duas jovens da classe rica, Allison (Anne Hathaway) e Emily (Bijou Phillips), que estão entediadas com a vida livre de preocupações. Elas são influenciadas pelo estilo hip-hop e se aproximam de membros da gangue da rua 16.

 

COMENTÁRIOS dos leitores