Como emoções influenciam na escolha de uma roupa

O humor e as sensações do momento podem ter tanta importância quanto as questões de estilo e personalidade

por Junior Coneglian ter, 21/07/2020 - 19:12
Pexels "Com que roupa eu vou?" - escolha das peças de vestuário reflete as emoções do momento e a personalidade de quem usa Pexels

O ato de se vestir, é primeiramente cultural, sendo também, na sociedade contemporânea, uma forma de individualidade e pertencimento, considerando as tribos culturais e sociais das quais as pessoas fazem parte. As roupas que as pessoas escolhem usar podem facilitar uma possível leitura de personalidade e estilo.

"A vestimenta reflete nossa essência, nossos gostos e nosso estilo pessoal, que pode se desenvolver baseado nos segmentos da moda ou apenas por livre e espontâneo gosto’’, explica o estilista Gux Woop.

Entre as questões envolvidas para escolher uma roupa, que deve ser prática e utilitária para enfrentar as questões diárias, o humor e as sensações do momento são fatores que influenciam  decisão.

"Vestir-se, hoje, está muito ligado a como cada um quer se apresentar para outras pessoas, como querem ser vistos e reconhecidos e principalmente: como podem ser aceitos pelas outras pessoas e a sociedade’’, diz a psicóloga Ana Carolina Boian.

Ela afirma que a escolha de cada look está relacionada à auto estima de cada um e declara que o fator "vestir-se" se refere ao "sentir-se bem", ressalvando que, ao escolher uma roupa, deve estar clara a necessidade de suprir apenas as expectativas de quem a usa.

Para realizar essa escolha de forma mais consciente, Woop sugere pesquisar sobre a psicologia das cores e como elas influenciam no humor e quem as insere. "A partir desse estudo básico, você consegue montar looks e ornar mais as cores no seu guarda-roupas, de acordo com o tipo de ocasião", ensina. 

COMENTÁRIOS dos leitores