Teatro Santa Isabel reabre para visitação gratuita

Uso de máscara será obrigatório, segundo informou a Prefeitura do Recife

qui, 05/11/2020 - 15:56
Divulgação Teatro de Santa Isabel é considerado um dos 14 teatros-monumentos do país. Divulgação

Fechado desde o início da pandemia da covid-19, o Teatro Santa Isabel reabrirá as portas para visitação nas datas de 8 e 20 de novembro, bem como nos dois primeiros domingos de dezembro. A cada dia, grupos de, no máximo, 10 pessoas, serão distribuídos em três horários de visitação, às 14h, 15h e 16h. Tais grupos serão formados por ordem de chegada, no dia do passeio, e o uso de máscara será obrigatório, segundo informou a Prefeitura do Recife, responsável pela gestão do equipamento.

Inaugurado em 18 de maio de 1850, o teatro foi idealizado pelo Barão da Boa Vista, teve o projeto de arquitetura neoclássica dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que dispensou a mão de obra escrava de sua construção. O equipamento foi batizado em homenagem à Princesa Isabel, sendo responsável por iniciar uma nova fase cultural na província de Pernambuco.

Palco de importantes acontecimentos da vida política do Recife, o teatro testemunhou a Revolução Praieira e abrigou a campanha abolicionista, sempre frequentado por grandes personalidades históricas, como os poetas Castro Alves e Tobias Barreto. Em 19 de setembro de 1969, o Teatro Santa Isabel foi destruído por um incêndio, tendo totalmente recuperado em 16 de dezembro de 1876.

No dia 31 de outubro de 1949, o equipamento foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 31 de outubro de 1949. Atualmente, ele é considerado um dos 14 teatros-monumentos do país.

COMENTÁRIOS dos leitores