Baile do Menino Deus vira telefilme por conta da pandemia
Em 2020, o tradicional espetáculo pernambucano de Natal será exibido pela televisão
O Baile do Menino Deus, espetáculo que há 17 anos recria a história do nascimento de Cristo com tons de cultura popular nordestina, no Marco Zero do Recife, ganha uma nova versão em 2020. Por conta da pandemia do coronavírus, a ópera popular vira um telefilme que será exibido nas televisões dos lares pernambucanos nos dias 23, 24 e 25 de dezembro.
Com direção geral de Tuca Siqueira (Amores de Chumbo e Fashion Girl), direção de fotografia de Pedro Sotero (premiado em Cannes com o filme Bacurau) e cinegrafia de Ivo Lopes (Tatuagem), o telefilme do baile levará o espetáculo que versa sobre a história mais conhecida do mundo ocidental para os pernambucanos sem que esses precisem sair de suas casas. O espetáculo vira filme, em 2020, com a mesma narrativa dos palcos, orientada nas tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino, incorporadas às mais diversas culturas do Brasil.
A proposta é encenar a apresentação da mesma forma que ela é feita todos os anos no Marco Zero, usando a linguagem do cinema mas sem perder nenhuma característica própria da montagem. As gravações começaram na última quinta (12) cercadas de protocolos de segurança, exigidos em tempos de pandemia. A exibição da atração ocorrerá na TV Globo em horário a ser confirmado.