Cais do Sertão celebra centenário de Gonzagão e Lispector

Escritora e o Rei do Baião são lembrados em conversas nas redes sociais do museu

sex, 04/12/2020 - 19:58
Divulgação Cais do Sertão: evento que homenageia Luiz Gonzaga e Clarice Lispector acontece próximo dia 9 Divulgação

Durante a passagem pela música, Luiz Gonzaga, consagrado Rei do Baião, cantou e narrou a vivência no Sertão de Pernambuco. Já a escritora e jornalista Clarice Lispector acessou o mundo e os sentimentos a partir de escrita intimista, tornando-se referência na literatura modernista. Em memória do centenário de ambos artistas brasileiros (ela é ucraniana mas viveu no Brasil desde menina), o Centro Cultural Cais do Sertão dedica sua programação online de dezembro à reflexão acerca das narrativas de Gonzaga e Lispector.

Em lembrança da obra de uma das escritoras mais importantes do século 20 no Brasil, a faixa semanal Conexão Cais recebe a escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária pela UFPE Geórgia Alves e o pesquisador, gestor cultural e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC Roberto Azoubel para analisar a relação de Clarice Lispector com o Recife. Sob o tema O cais de Clarice - Uma conversa sobre Clarice Lispector e o Recife, o bate-papo será transmitido ao vivo, na próxima quarta-feira (9), via Instagram do museu, a partir das 15h.

"O Cais é um espaço cultural e democrático que preza pelo reconhecimento individual a partir do acervo dedicado à odisseia sertaneja. Em suma, celebrar  e refletir sobre os centenários de Luiz Gonzaga e Clarice Lispector possibilitam identificação e valorização do que é feito em território local e nacional. Tê-los em nossa programação online fortifica o nosso pertencimento da cidade, da cultura e dos equipamentos culturais", analisa a coordenadora de conteúdo do Cais, Clarice Andrade.

Já o saudoso Rei do Baião, Luiz Gonzaga, tem legado homenageado com webinário transmitido ao vivo no canal do YouTube do Cais do Sertão. A roda de conversa recebe o biógrafo Climério de Oliveira, a pesquisadora de música Brasileira Dominique Dreyfus e o maior colecionador da obra de Gonzaga, Paulo Vanderley, que pretendem analisar aspectos da musicalidade e da narrativa sertaneja cantada pelo músico. O webinário acontece na quarta (16),  às 18h.

Com espaço dedicado ao Sertão cantado por Gonzaga, o Cais do Sertão é um equipamento turístico e cultural situado no coração do Recife. Gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur, tem funcionado, atualmente, nos seguintes horários: quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores