Paço do Frevo celebra Dia do Frevo com evento especial
Espaço cultural terá atividades virtuais e presenciais
O Paço do Frevo preparou um evento para celebrar, nesta terça-feira (9), o Dia do Frevo, com etapas virtuais e presenciais. Comemorando sete anos de atividades, o espaço vai contar com uma programação especial, que terá lançamento deum videoclipe de uma inédita orquestra de frevo digital, intitulada Frevão, comandada por César Michiles, compartilhamento de playlists assinadas por grandes artistas como Lenine, Fafá de Belém, Céu e Chico César, além de depoimentos de personalidades do frevo resgatando memórias afetivas de antigos carnavais nos vídeos 'Minha História de Carnaval'.
Como não pode faltar frevo nesta celebração, ainda que virtual, a SpokFrevo Orquestra fará uma apresentação usando o Paço como palco, que será exibida pelo Youtube, no dia do aniversário da instituição, 9 de fevereiro, a partir das 16h30. A live foi um dos projetos aprovados pelo Governo do Estado para executar os recursos da Lei Aldir Blanc, de estímulo à produção cultural durante a pandemia.
A agenda inclui ainda a estreia da exposição 'Manifestações Culturais do Brasil - A celebração viva do patrimônio imaterial' e o lançamento de uma modalidade de visita virtual mediada, que passará a ser oferecida para escolas e grupos educacionais, mediante agendamento. O Paço fez também uma parceria com a ilustradora Joana Lira, que já participou da concepção da decoração de alguns carnavais recifenses, para a criação de um quebra-cabeças comemorativo para presentear colaboradores e parceiros e ajudar a colorir esta programação possível, em tempos tão duros.
Para aplacar a saudade e a vontade dos recifenses de cair nos braços do aniversariante, o museu vai ainda estender um bocadinho seus expedientes de visitação entre os próximos dias 9 e 14 de fevereiro. Abrirá das 10h às 16h, de terça a sexta próximas e, das 11h às 17h, no sábado e no domingo. O Paço está funcionando em regime especial, com rigorosos protocolos de segurança sanitária, que estabelecem, entre outras coisas, o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento e a limitação do quantitativo de visitantes por dia.
As comemorações dos sete anos de atividades reafirmam o compromisso em manter vivas as tradições e a cultura frevista ininterruptamente e abrem o cronograma de 2021, em que será trabalhado o eixo temático Refrevar Existências.
Como parte da engrenagem da indústria criativa pernambucana, o Paço do Frevo, reconhecido Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo - título recebido do Iphan em 2017 - seguirá buscando soluções diante do atual paradoxo da gestão cultural entre a necessidade imperativa de sustentabilidade das comunidades do Frevo, a demanda por permanência das atividades e a priorização da saúde coletiva que impõe impactantes restrições ao setor.
Entre as estratégias desenhadas e que já começaram a ser postas em prática, o Paço do Frevo renovou patrocínios com marcas como Itaú e Grupo Globo, além de atrair como novos patrocinadores White Martins e Uninassau, e firmar parceria técnico-financeira com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para o programa Paço Criativo, voltada à formação de 1.800 jovens em empreendedorismo cultural. Mais informações disponíveis nas redes sociais do Paço.
*Da assessoria