Caruaru cancela festividades juninas pelo segundo ano
Por conta da pandemia do novo coronavírus, um dos ciclos juninos mais tradicionais do Nordeste não será realizado em 2021
A Prefeitura de Caruaru cancelou, pelo segundo ano consecutivo, suas festividades juninas. Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus e a baixa taxa de imunização da população, o município achou por bem cancelar seu tradicional São João, novamente, em 2021.
O cancelamento da festa foi confirmado pelo presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Rubens Júnior, em entrevista à Rádio Jornal, nesta quarta (7). Segundo o gestor, além de uma determinação do Tribunal de Contas da União, que proíbe o investimento de dinheiro público em eventos no momento atual, a questão sanitária impede que a festa de grande porte seja realizada em 2021. "(A decisão foi tomada) por conta da insegurança sanitária. Por conta da pandemia do covid-19. Lamentavelmente, nós não temos ainda segurança para realizar um evento do porte do São João de Caruru", disse. A Prefeitura de Caruaru também se posicionou através de nota oficial enivada à imprensa. Confira na íntegra.
A Prefeitura de Caruaru esclarece que tem trabalhado de forma incansável para minimizar os impactos da pandemia no setor artístico do município. Para este ano, a prefeitura tem buscado e construído com parceiros do São João uma forma de amenizar os impactos causados pela pandemia, mas nada definido até o momento. No momento oportuno, mais informações serão divulgadas.
O São João de Caruaru é um dos mais procurados por pernambucanos e turistas de outros Estados, no período junino. Em 2019, a cidade recebeu cerca de 3,2 milhões de pessoas, durante o mês de junho, segundo dados do Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) municipal. Já em 2020, ano em que os festejos não aconteceram por conta da pandemia, estima-se que o prejuízo tenha sido de R$ 200 milhões.