Aboubacar Sidibé participa de encontro cultural em Olinda

Oficinas comandadas pelo bailarino e percussionista Aboubacar Sidibé serão realizadas entre 16 e 25 de julho

qui, 15/07/2021 - 18:22
Divulgação Entre 16 e 25 de julho, Aboubacar Sidibé marcará presença no I Encontro Cultural Mandinga Sonora Divulgação

O bailarino e percussionista Aboubacar Sidibé vai realizar oficinas no I Encontro Cultural Mandinga Sonora. As aulas de percussão de ritmos do oeste africano acontecerão em 16, 17 e 18 de julho, e já as de dança nos dias 23, 24 e 25 de julho, presencialmente, em Olinda. Uma única aula on-line de dança ocorrerá no dia 15 de julho.

"A gente busca articular espaços que proporcionem o encontro de artistas negros e periféricos e valorizem a sua produção de arte e conhecimento, oferecendo ferramentas de expansão e crescimento individual e coletivo", diz Laís Cabral, integrante do Delas Coletiva, produtora do evento.

Juliana Zacarias acrescenta: "Valorizar a ancestralidade africana e beber de suas referências e rítmicas é extremamente potente, afinal a população negra no Brasil é fruto de uma diáspora africana". Ela, que também é dançarina e educadora, integrante do Coletivo DanzÁfrica Mandén, fala que a ideia não é reproduzir mecanicamente ritos ou tradições.

"Ao submergir em práticas que se conectam a essa ancestralidade africana corporificada, teremos a chance de criar, através da linguagem da dança, novas significações que atravessam e criam no cotidiano, entre as relações dos corpos, afetações e suas passagens. É principalmente em virtude das tranças desses fluxos diaspóricos, que as identidades se tornam múltiplas, considerando um emaranhado de migrações e fricções sócio-culturais e raciais que atravessaram continentes e fundaram nações", finaliza.

Dançarino desde os dez anos de idade, Aboubacar atualmente mora em São Paulo, onde administra o Centro Cultural da Guiné, leciona aulas de dança e percussão e onde fundou o grupo Fareta Sidebé. A programação do evento conta ainda com a exibição do curta-metragem Liberdade, no dia 31 de julho no Adupé Café e Arte e a live-show Encruzilhadas Sonoras, que terá sua estreia no dia 7 de Agosto para o público em geral, com participações de artistas locais junto ao convidado.

As oficinas serão desenvolvidas no espaço cultural Reduto de Artes Mandinga, localizado na Estrada do Bonsucesso, nº 242, Olinda. O evento seguirá todos os protocolos de segurança em combate à Covid-19.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores