Fernanda Montenegro lamenta incêndio na Cinemateca

'O incêndio na Cinemateca em São Paulo é uma tragédia anunciada', declarou a atriz

por Paulo Uchôa sab, 31/07/2021 - 11:23

Na última quarta-feira (29), um dos galpões da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, sofreu um incêndio devastador. O espaço, que fica localizado na Zona Oeste da capital paulista, abrigava mais de quatro toneladas de documentação sobre o audiovisual. As chamas que tomaram conta do local causaram revolta em muita gente, principalmente na ala artística.

Assim que soube da destruição no hangar da Cinemateca, Fernanda Montenegro resolveu se manifestar sobre o assunto. Em um vídeo publicado no seu perfil do Instagram, a atriz de 91 anos lamentou o ocorrido. "O incêndio na Cinemateca em São Paulo é uma tragédia anunciada. Toda a nossa cultura das artes sofre um cala boca, mas vamos renascer, tenho certeza. Nós temos certeza", disse.

E prosseguiu: "Das cinzas, vamos renascer. É segredo o eterno retorno, das artes, então? O país não existe sem cultura, ligado às artes". Assim como Fernanda, outros famosos e intelectuais se manifestaram. O cineasta Walter Salles declarou que o governo do presidente Jair Bolsonaro está apagando a memória coletiva.

"Esse desastre não é um incidente, e sim a consequência de uma política de estado. Uma Cinemateca guarda a memória visual de todo um país. É um bem público, que pertence a todos os brasileiros e não a um governo. Simbolicamente, o incêndio do galpão da Cinemateca Brasileira - e portanto da nossa memória coletiva - é como o incêndio das terras públicas na Amazônia. Um crime", desabafou.

COMENTÁRIOS dos leitores