Ancine arquiva divulgação do filme Marighella, diz site
Filme estrelado por Seu Jorge está pronto desde 2019
O filme 'Marighella' ainda não estreou nos cinemas brasileiros e já está dando o que falar. Segundo informações do site Farofafá, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) teria arquivado a divulgação do projeto dirigido por Wagner Moura. O órgão do governo federal disse: "Procedemos ao cancelamento do projeto acima referenciado e encerramento do respectivo processo devido à DESISTÊNCIA DA PROPONENTE em prosseguir com o projeto na Chamada Pública".
Nas redes sociais, diversas pessoas repercutiram o assunto. Muitas delas trataram o caso como censura. "Os caras querem 'liberdade de expressão', mas não deixam passar o filme do Marighella", comentou um dos usuários do Twitter. O filme estrelado pelo ator e cantor Seu Jorge está pronto há dois anos. Ovacionado no Festival de Berlim, em fevereiro de 2019, o longa-metragem sofreu boicote mesmo antes de chegar às telonas.
Após Wagner Moura dizer em uma coletiva que o projeto "é maior que Bolsonaro", apoiadores do presidente da República trataram logo de bombardear a declaração. No site IMDb, plataforma que disponibiliza dados do entretenimento como filmes, músicas e jogos eletrônicos, muitos comentários reprovaram a história do audiovisual brasileiro.
"Este filme não deve ser feito nem com recursos privados. Ele não se encaixa na realidade. Tudo está errado sobre esse filme", criticou um dos internautas na época. O filme 'Marighella' é baseado na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães, que narra a luta do político contra a ditadura militar. Carlos Marighella foi assassinado em uma emboscada, em 1969, em São Paulo.