Exposição recorda história do teatro recifense

Mostra ficará disponível para visitação no campus Ulysses Pernambucano, no Derby

sex, 17/09/2021 - 16:06
Divulgação Exposição 'Palavras em cena: teatros do Recife' será exibida no campus Ulysses Pernambucano, Derby, a partir deste domingo (19) Divulgação

O ambiente teatral tem o potencial não só de abarcar histórias que aludem à memória de um povo, como também formar conexões cênicas que fomentam o próprio senso de identidade. Ao reconhecer a importância dessa expressão cultural para a história da cidade, a Sala de Leitura Nilo Pereira, no campus Ulysses Pernambucano, Derby, exibe a partir do próximo domingo (19) a exposição Palavras em cena: teatros do Recife.

Na montagem, os visitantes podem conferir um pouco sobre a trajetória do teatro recifense por meio de livros, folhetos, revistas que compõem o acervo da Biblioteca Blanche Knopf e também pelas fotografias do acervo do Cedoc. De modo simbólico, a data escolhida para o início da exposição celebra o Dia Nacional do Teatro, comemoração destinada a prestigiar uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros que a compõem.

De acordo com Nadja Tenório Pernambucano, coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, o público irá prestigiar uma pequena amostra referente a história da arte cênica em Recife. "A importância dessa exposição reside na oportunidade de poder divulgar ao público externo parte do nosso acervo acerca do teatro na cidade e chamar a atenção de todos que possuem curiosidade em relação ao tema, sejam pesquisadores, estudantes de teatro ou visitantes que admiram o assunto", comenta Nadja.

"Seja ao destacar os teatros de Recife como o Santa Isabel, o Teatro Apolo, o Teatro do Parque, Barreto Júnior, Valdemar de Oliveira e tantos outros espaços que nos ajudam, também, a compreender mais sobre essa manifestação cultural por aqui, como também de quem fez parte da história do teatro local", completa.

A exposição Palavras em cena: teatros do Recife segue aberta à visitação até 19 de outubro, das segundas às sextas-feiras, a partir das 10h até às 16h, seguindo todos os protocolos sanitários necessários. Mais informações acerca do tema também podem ser acessadas por meio da área Pesquisa Escolar no site da Fundaj.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores