Cinco personagens que marcaram a história de Malhação

Relembre papéis inesquecíveis que movimentaram a trajetória da novela teen

por Paulo Uchôa seg, 04/10/2021 - 15:59

No final do mês passado, a TV Globo bateu o martelo e decidiu não mais produzir Malhação. A partir de 2022, o projeto que ficaria sob a responsabilidade dos cineastas e irmãos Marcos e Eduardo Carvalho foi cancelado. Segundo a emissora, sua grade irá passar por uma reformulação. Desde 1995 no ar, a novelinha teen prendeu a atenção de muita gente com histórias impactantes, representadas em papéis dramáticos e humorados. Para lembrar do sucesso que foi nas tardes da Globo, o LeiaJá destaca cinco personagens que marcaram a trajetória de Malhação.

Dado (Claudio Heinrich)

A primeira temporada de Malhação mexeu bastante com a atenção dos telespectadores, principalmente com a trilha de abertura Assim Caminha a Humanidade, na voz de Lulu Santos. Novidade para a época, a trama que se baseava em uma academia de ginástica fez o imaginário do público de casa ferver com os personagens centrais. Entre as pessoas da história estava o professor Dado, interpretado pelo ator Claudio Heinrich. O papel do ex-paquito de Xuxa Meneghel encantou as adolescentes pela sua doçura e beleza. É impossível não lembrar da estreia de Malhação sem citar o protagonismo de Dado.

Cabeção (Sérgio Hondjakoff)

No início dos anos 2000, a TV Globo bateu recordes de audiência ao mostrar a trupe de Cabeção. O personagem vivido por Sérgio Hondjakoff é um dos mais marcantes da história de Malhação. Sempre atrapalhado, o jovem levava os telespectadores às gargalhadas sempre que tentava se dar bem no seu dia a dia. Em 2014, durante sua participação no extinto Vídeo Show, Serginho falou da sua colaboração na novela: "Foi uma oportunidade única! Quando me lembro de Malhação, penso: 'Foi a coisa mais legal da minha vida'. Espero ainda ter coisas boas e duradouras de trabalho e sentimentais, mas a Malhação foi uma coisa muito especial mesmo".

Mocotó (André Marques)

Da mesma leva que teve Claudio Heinrich, a Malhação de 1995 também despontou para o Brasil inteiro o talento de André Marques. O ator dava vida na época ao assanhado Mocotó. Para relembrar o personagem, o Canal Viva, do Grupo Globosat, está reprisando desde o ano passado as primeiras temporadas da obra. Caso fosse a primeira vez do projeto na televisão nos dias de hoje, o papel de André Marques seria bombardeado pelos internautas. As falas da época mostram um jovem com discursos homofóbicos e machistas.

Dona Vilma (Bia Montez)

Se tem uma coisa que não ficava de fora de Malhação era o humor. Entre os destaques de 2003 está a icônica Dona Vilma, papel que foi defendido pela atriz Bia Montez. A inspetora do colégio Múltipla Escolha tinha uma atitude muito dura com a filha, Solene (Renata Dominguez), e também com todos aqueles que não seguissem suas regras. Mesmo sendo um tanto que severa, Dona Vilma transitava pelo universo do riso.

Natasha (Marjorie Estiano)

Um dos fenômenos de Malhação é a temporada que focava no universo musical da Vagabanda. Em 2004, o público de casa cantarolou muito o clássico Você Sempre Será, na voz da radical Natasha. A personagem de Marjorie Estiano era estilosa, talentosa e maquiavélica. Mesmo com toda sua vilania, sempre apaixonada por Gustavo (Guilherme Berenger), o papel de Marjorie marcou uma geração. Participando do podcast Novela das 9, a atriz contou uma curiosidade sobre Natasha.

Marjorie disse que se disponibilizou a cantar de verdade no folhetim: "Não tinha audição, não era para a banda ter destaque, não era para ter música... era só para constar que eles tinham uma bandinha de garagem ali. Mas informalmente eu falei que gostava de cantar, que tinha trancado uma faculdade de Música. O produtor musical, Victor Pozas, gostou, curtiu a ideia, e aí ele começou a compor músicas para a banda, e eu comecei a cantar. O vocalista da banda seria o Guilherme Berenger, que fazia o Gustavo. E aí eles acabaram colocando a Natasha cantando, as músicas começaram a fazer muito sucesso entre os adolescentes".

Fotos: Reprodução/TV Globo

COMENTÁRIOS dos leitores