Fotógrafos se unem em ação pela Ocupação Custódio Pereira

Através da rifa de fotografias em ‘fine art’, eles querem levantar fundos para ajudar as famílias da ocupação instalada no Bairro do Recife, na capital pernambucana

por Paula Brasileiro qua, 06/10/2021 - 10:34

Um grupo de 14 fotógrafos pernambucanos juntou-se para ajudar a Ocupação Custódio Pereira, localizada no prédio do antigo Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife. Através da rifa de alguns trabalhos fotográficos, eles querem levantar fundos para a compra de alimentos, roupas e outros itens, que serão destinados a cerca de 150 famílias que estão vivendo no local. A ação conta com o apoio do Atelier de Impressão. 

As mais de 100 famílias da ocupação chegaram ao local no dia sete de setembro deste ano. Entre os moradores do grupo estão, também, 31 crianças, 12 idosos, duas gestantes e cinco pessoas com deficiência física. O prédio, que pertence aos Correios, estava desativado desde março de 2020, quando começou a pandemia. 

As famílias integram a recém-formada Frente Popular por Moradia no Centro, que em meados do mês de setembro promoveu um protesto na região central do Recife após uma ação de despejo ser executada no prédio ocupado por elas. Na ocasião, os manifestantes pediram por celeridade na aprovação do Projeto de Lei que extingue as desocupações em Pernambuco durante a pandemia. Agora, o PL aguarda sanção para entrar em vigor. 

Com o objetivo de auxiliar os que vivem na Custódio Pereira, 14 fotógrafos pernambucanos se juntaram para levantar doações como roupas, alimentos e materiais de higiene. Entre os profissionais envolvidos estão nomes como Rafael Bandeira, Bela Azoubel, Hesíodo Góes, Clélio Tomaz, Yacy Ribeiro, Arthur Souza e Júlio Gomes. Para custear os donativos, o grupo criou uma rifa de trabalhos fotográficos impressos em fine art, ao valor de R$ 15. Os interessados em ajudar podem adquirir um número ou fazer doações através do PIX: rfbandeiradois@gmail.com. Todo valor arrecadado será revertido para a ocupação. 

















 

COMENTÁRIOS dos leitores