Mickey Mouse completa 93 anos

Personagem transcendeu as animações e se tornou o principal símbolo da Walt Disney Company

por Alfredo Carvalho qui, 18/11/2021 - 19:04
Reprodução/Disney Mickey Mouse no longa "Fantasia" (1940) Reprodução/Disney

Nesta quinta-feira (18), a principal criação da Disney completa 93 anos, o Mickey Mouse. O personagem fez sua primeira estreia em 1928 no curta-metragem em preto e branco “O Vapor Willie”, considerado até hoje como um marco para o mundo das animações.

A princípio, o rato se chamaria Mortimer, mas graças à esposa do produtor cinematográfico Walt Disney (1901-1966), Lillian Bounds (1899-1997), o personagem foi nomeado como Mickey Mouse.

Outra importante figura que também precisa ser creditada na concepção do ratinho, é o artista norte-americano Ub Iwerks (1901-1971), responsável por desenhar o personagem e estar envolvido em diversas produções animadas do Mickey Mouse.

Em suas primeiras animações, Mickey Mouse era dublado pelo próprio Dinsey, mas com o passar do tempo, outros profissionais dubladores emprestaram suas vozes ao ratinho, entre eles James G. McDonald (1886-1964) e Bret Iwan. No Brasil, a figura já teve diversas vozes, como Nizo Neto, Orlando Viggiani, Cleonir dos Santos e Guilherme Briggs.

Desde a sua criação, o personagem recebe diversas produções que vão desde curtas-metragens, longas-metragens e séries para televisão. Além disso, a marca Mickey Mouse se expandiu para outros produtos, como Histórias em Quadrinhos (HQs), videogames, cadernos, canecas, camisetas e mais uma porção de itens.

Atualmente, Mickey Mouse não é apenas o principal personagem da Disney, como também representa o símbolo da empresa, a ponto de que muitos associam automaticamente a imagem do ratinho, quando escutam falar do nome Walt Disney Company.

O vice diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, afirma que o Mickey Mouse é um ícone do entretenimento e lembra uma frase dita por Disney, que até hoje ecoa nos bastidores da empresa: “Espero que nunca nos esqueçamos de uma coisa, tudo começou com um rato”.

Embora o primeiro personagem do Disney tenha sido o “Oswaldo, o Coelho Sortudo” (1927), Slivnik explica que Mickey Mouse foi o primeiro personagem do produtor cinematográfico que emplacou e trouxe um expressivo retorno financeiro. “Até hoje eles fazem questão de colocar o Mickey Mouse como o grande responsável, pela criação e perpetuação desta fantástica empresa que hoje é quase centenária”, comenta.

Segundo Slivnik, o Mickey se assemelha a figuras como Papai Noel, pois ele vive na memória e na realidade de pessoas do mundo inteiro. “Isso ocorre porque ele possui uma característica de ser um personagem com toque humano, sensível e que ajuda outras pessoas”, analisa. “Esses atributos humanos em um personagem que é um ratinho, fazem com que ele seja muito bem aceito comercialmente”, complementa.

Outra característica apontada por Slivnik é que a Disney coloca um grande esforço em preservar a imagem do personagem, de modo que nem mesmo os adultos conseguem visualizar o Mickey Mouse sem toda a sua magia e fantasia.

Além disso, por já ter perdido anteriormente os direitos do Oswaldo, o Coelho Sortudo, Slivnik ressalta que com o Mickey Mouse, o seu criador adotou uma postura superprotetora, que visa resguardar a sua obra. “Na minha percepção, o Mickey Mouse é muito além de um personagem, o Walt Disney criou uma lenda, que ao meu ver perpetua o legado de sua carreira profissional”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores