Novelas que marcaram a carreira de Ivani Ribeiro

Lista destaca grandes clássicos elaborados pela autora

por Paulo Uchôa seg, 21/02/2022 - 15:30
Reprodução/TV Globo Ivani Ribeiro foi um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira Reprodução/TV Globo

É impossível falar da história da teledramaturgia brasileira e não citar a importância de Ivani Ribeiro. A paulistana, que já trabalhou como locutora, atriz, cantora e apresentadora, tornou-se um dos grandes nomes no entretenimento. Com um currículo recheado de trabalhos inesquecíveis, a autora de novelas morreu em 1995, deixando um legado mágico. Para celebrar o centenário de Ivani Ribeiro, o LeiaJá destaca sete obras que marcaram a carreira dela na televisão.

O Meu Pé de Laranja Lima

Na década de 1970, Ivani Ribeiro encantou os telespectadores da Rede Tupi com a novela O Meu Pé de Laranja Lima. O elenco formado por Nicette Bruno, Eva Wilma, Cláudio Corrêa e Castro, Carlos Zara e Bete Mendes prendeu a atenção do público com cada personagem. Cerca de dez anos depois, a Band produziu uma nova versão, que teve Regina Braga interpretando a professora Cecília.

Mulheres de Areia

Em 1973, também na Rede Tupi, Ivani presenteou muit gente com o clássico Mulheres de Areia. O folhetim estrelado por Eva Wilma, que viveu as gêmeas Ruth e Raquel, entrou para o universo da teledramaturgia brasileira. Na década de 1990, a obra ganhou na Globo um remake protagonizado por Gloria Pires.

A Viagem

Eva Wilma e Iavni Ribeiro eram muito amigas. A atriz foi escilhida pela autora para interpretar a personagem Diná Veloso em A Viagem, em 1975. Baseado em um roteiro espírita, o folhetim virou um sucesso tão estrondoso que a dose foi repetida quase 20 anos depois. Na nova versão, Christiane Torloni deu vida ao papel que foi defendido por Eva no passado.

O Profeta

Depois do sucesso A Viagem, Ivani Ribeiro levou aos lares dos brasileiro mais uma história. Em 1977, na Tupi, ela prendeu a atenção de muita gente com a novela O Profeta. A trama misturava a doutrina espírita com elementos paranormais. Em 2006, a Globo fez o remake do folhetim.

Final Feliz

A Globo exibiu em 1982 a novela Final Feliz. Mais um acerto de Ivani, a trama reuniu um elenco estelar como Natália do Vale, Adriano Reys, Lídia Brondi, José Wilker, Miriam Pires, Francisco Milani e Cissa Guimarães.

Amor com Amor se Paga

Passando atualmente no Canal Viva, Amor com Amor se Paga fez um tremendo sucesso em sua primeira exibição, em 1984. Exibida na Globo, a trama de Ivani Ribeiro levou muita gente à gargalhada com o personagem Nonô Correia, muquirana vivido pelo ator Ary Fontoura.

A Gata Comeu

Um ano após Amor com Amor se Paga, Ivani Ribeiro escreveu mais um clássico para a Globo. Em 1985, os fãs da teledramaturgia ficavam com os olhos grudados na frente da televisão quando ia ao ar A Gata Comeu. O curioso é que a novela foi um remake de A Barba Azul, outro sucesso escrito por Ivani nos anos 1970, na Rede Tupi.

COMENTÁRIOS dos leitores