Fundaj lança site com memórias sobre o Carnaval
Plataforma reunirá materiais que fazem parte da história cultural de Pernambuco
Na próxima sexta-feira (25), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai lançar um site que irá reunir memórias sobre o carnaval. Intitulada Oh, linda festa de Carnaval, a plataforma homenageia a cidade de Olinda e também o cantor Chico Science. "Esta é uma iniciativa de valorização da cultura, de valorização do Carnaval, da forma como podemos fazer hoje", explicou Antônio Campos, presidente da Fundaj.
"A Fundaj proporcionará uma folia virtual para que todos possam amenizar a saudade desta folia tão viva em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil", completou. Como atrativo além do virtual, o presidente destacou as projeções que irão acontecer do sábado (26) até terça-feira (1º de março), de 18h até 22h, durante o Carnaval, na fachada do Museu do Homem do Nordeste e no mural integrado à fachada de Francisco Brennand, ambos no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte.
O diretor Mario Helio explicou, durante uma coletiva, o conceito que norteou a construção da programação virtual: "Começamos a refazer o percurso histórico. O título e as ilustrações utilizadas foram resgatadas de periódicos de época, do século passado, como Jornal Pequeno e A Província. Em paralelo, homenageamos Chico Science, que é este elemento urbano e contemporâneo. Sua música é antes de tudo híbrida, como é esta programação".
Representando a memória do músico olindense, Goretti França, irmã de Chico, gravou um vídeo transmitido no evento e que estará também presente no site. "Chico além de ser um artista reconhecidamente importante, com uma obra magnífica e importante na música brasileira, era um amante do Carnaval”, declarou Goretti, ao recordar que o irmão adorava vestir fantasia, usar máscara, ser fotografado nos blocos e participar de prévias. Para ela, se ele estivesse vivo certamente diria: "Não temos ruas, mas temos redes". Em 2022, a morte de Chico Science completou 25 anos.
O compositor Getúlio Cavalcanti, que também esteve presente na apresentação do projeto, recordou sua trajetória na festa de Momo. Segundo ele, são 60 anos dedicados ao Carnaval de Pernambuco. "Comi muita poeira de bloco passeando pelas ruas. Portanto, ser homenageado para mim é uma alegria e uma honra muito grande”, celebrou o autor do frevo Último Regresso. Getúlio foi anunciado pela Fundaj como homenageado de segunda edição do Concurso Nordestino do Frevo.
Sobre o site
O site é um mergulho na história do Carnaval e reúne recortes de jornais dos mais diversos períodos, ilustrações, músicas e conteúdo audiovisual. Um dos textos busca rememorar o carnaval de 100 anos atrás, em 1922, com toda a discussão moral ao redor das brincadeiras e sua repercussão na imprensa, assim como os carnavais de períodos anteriores, em especial a prática dos entrudos, brincadeiras que foram uma espécie de protótipo da festa dos dias de hoje. Já os bonecos gigantes têm suas raízes, suas homenagens e suas dimensões poéticas destrinchadas em um dos segmentos.
*Da assessoria