Festival de Inverno de Garanhuns será realizado em julho

Governo de Pernambuco lançou edital de convocação de propostas artísticas para a grade do evento

por Paulo Uchôa ter, 29/03/2022 - 16:22
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Público no Festival de Inverno de Garanhuns de 2017 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) está prestes a retornar. Nesta terça-feira (29), o Governo de Pernambuco abriu um edital de convocação de propostas para a grade do evento, que será realizado em julho deste ano. De acordo com Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), as inscrições deverão ser feitas entre os dias 7 e dia 30 de abril, através da plataforma Prosas.

“A Fundarpe precisou se antecipar para que tudo estivesse pronto para a realização do FIG. Já em fevereiro deste ano, abrimos licitações para contratação de empresa especializada em locação, montagem, manutenção e desmontagem dos palcos, sonorização e iluminação do festival. Esse edital de convocação de propostas é outro passo importante, fundamental para a construção da grade artística do FIG, um evento que completa 30 edições e sempre foi marcado pela alta qualidade das atrações”, explicou Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

Segundo André Brasileiro, coordenador-geral do FIG, a expectativa para a 30ª edição do festival é grande: “O Festival de Inverno de Garanhuns tem uma história grandiosa e inspiradora para os que produzem arte e para os que a desfrutam. Desse edital de convocação artística sai mais de 80% do que o público vai poder conferir. Temos certeza que vamos fazer mais um evento de muito sucesso de crítica e de público”. 

Para Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco, o evento potencializa a conexão de artistas e grupos com o público, “promovendo uma circulação que é vital para a cadeia produtiva da cultura no Estado”. As propostas artísticas para o Festival de Inverno de Garanhuns serão analisadas em duas etapas, com destaques para os seguintes segmentos: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 3 de junho. A última edição do FIG foi realizada em 2019, ficando suspensa em 2020 e 2021 por conta da pandemia da Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores