Irmãs de Basquiat apresentam a obra do artista em mostra

Realizada no edifício Sarrett-Lehigh (Nova Iorque), a exposição idealizada pelas irmãs de Basquiat exibirá mais de 200 pinturas, desenhos e objetos raramente vistos pelo público

por sex, 08/04/2022 - 20:01
Flickr/ bswise Flickr/ bswise

A vida profissional e pessoal do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat (1960-1988) virou exposição e está sendo compartilhada em sua cidade natal. "Jean-Michel Basquiat: King Pleasure in New York City" foi idealizada por Jeanine Hariveaux e Lisane Basquiat, irmãs do artista, que morreu de overdose aos 27 anos, em 1988.

“Uma das coisas que queríamos fazer era garantir que as pessoas que apreciam a arte de Jean-Michel tivessem uma experiência totalmente imersiva”, compartilhou Lisane Basquiat. As irmãs levaram aproximadamente 19 meses para preencher completamente o espaço de exposição e reunir todos os artigos que seriam mostrados.

A experiência começa com o ato “1960 - Introdução”, ano em que Basquiat nasceu. Logo após, a exposição transita para “Kings County”, local onde a família de Jean cresceu no Brooklyn. Os outros ambientes da mostra incluem “World Famous” e “Ideal”, que mostram mais o seu estúdio, o processo criativo e os diferentes períodos na vida do artista.

Ao serem questionadas, as irmãs afirmaram que todos os objetos expostos são de propriedade do espólio e que a família nunca venderá as peças que possuem.

Por Matheus de Maio

 

COMENTÁRIOS dos leitores