Dia do Reggae: conheça bandas brasileiras do gênero
Veja bandas nacionais contemporâneas que seguem o estilo musical nascido na Jamaica
Nesta quarta, 11 de maio é comemorado o Dia do Reggae, em tributo à morte do cantor jamaicano Bob Marley, considerado um dos precursores do gênero musical. O Leia Já selecionou uma lista das principais bandas de reggae no Brasil atualmente. Confira:
Natiruts
Criada em Brasília em 1994. Inicialmente chamava-se “Nativus”, mas teve que mudar após um conflito com um grupo com nome semelhante. A formação original conta com Alexandre Carlo (vocalista e guitarrista), Luis Mauricio (baixo), Juninho (bateria), Bruno Dourado (percussão), Kiko Peres (guitarra solo) e Izabella Rocha (vocais).
O primeiro disco de 1998 conta com os sucessos “Liberdade Pra Dentro da Cabeça”, “Presente de Um Beija-Flor”, e “Deixa o Menino Jogar”. Em 1999, o segundo álbum intitulado “Povo Brasileiro” teve a produção de Liminha. Entre outros hits do grupo estão “Quero Ser Feliz Também”, “Andei Só”, e o feat com Claudia Leitte “Sorri, Sou Rei”.
A banda foi indicada ao Grammy Latino em 2021, pela colaboração com Maneva intitulada “Lágrimas De Alegria”. No mesmo ano, lançaram seu trabalho mais recente, "Good Vibration Vol. 1”, incluindo parcerias com Ziggy Marley, Pedro Capó, IZA, Melim, Carlinhos Brown, e Planta & Raiz.
Eles possuem nove álbuns de estúdio, e quatro ao vivo. Além de colaborações com The Wailers, Julian Marley, Gilberto Gil, Jota Quest, Ivete Sangalo, e Thiaguinho.
Maneva
Formada em 2005 na cidade de São Paulo, pelos integrantes: Tales de Polli (voz e violão), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria). O nome da banda é uma palavra de origem africana e significa "prazer".
O disco de estreia do grupo foi lançado em 2006 e conta com as faixas “Ouro Negro”, “Preto, Pobre e Suburbano”, e “Daquele Jeito”. Eles possuem quatro álbuns de estúdio, além do autointitulado, “Teu Chão”, “Tempos de Paz” e “Caleidoscópio”; 2 EPs; e quatro ao vivo.
Em 2021, foram indicados à "Melhor Canção em Língua Portuguesa” no Grammy Latino, por “Lágrimas de Alegria”, colaboração com Natiruts.
Além disso, também possuem parcerias com Onze:20, Di Ferrero, Gabriel O Pensador, Haikaiss, MC Hariel, Vitor Kley e Gabriel Elias.
Onze:20
Formada em 2009 na cidade de Juiz de Fora (Minas Gerais) por Vitin (vocalista), Chris Baumgratz e Fabio Barroso (guitarristas), Marlos Vinicius (baixo), Athos Santos (teclado) e Fabio Mendes (bateria). A ideia veio do horário exato em que eles se reuniram para escolher o nome da banda na época, e o símbolo da fração de segundos.
Com quatro álbuns de estúdio e 2 EPs, o grupo teve sucesso em 2012 com os singles “Pra Você”, “Não Vai Voltar”, e “Meu Lugar”, parte do álbum “Nossa Barraca”. E em 2014 com o disco intitulado “Vida Loka”, com o hit “Sem Medo de Amar”; que rendeu ao grupo uma indicação ao "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro” e uma performance ao vivo no Grammy Latino 2015 em Las Vegas.
Por Maria Eduarda Veloso